Fórum São Paulo: Governo Presente discute desenvolvimento e prioridades para a Região Administrativa

Aviso de Pauta - Sexta-feira, dia 6

qui, 05/06/2003 - 9h31 | Do Portal do Governo

Aviso de Pauta – Sexta-feira, dia 6

O Fórum São Paulo: Governo Presente chega à Região Administrativa de Ribeirão Preto na sexta-feira, dia 6 de junho, a partir das 8h30. O objetivo do Governo do Estado é o de construir uma relação direta e estratégica com as comunidades dos 25 municípios que compõem a região, prestar contas das ações empreendidas, identificar as demandas locais e orientar os investimentos do Governo e do setor privado.

O governador Geraldo Alckmin, todo o seu secretariado e principais membros do Executivo estarão no Centro de Convenções de Ribeirão Preto – na Rua Bernardino de Campos n.º 999 – para avaliar, discutir e definir ações prioritárias.

Ribeirão Preto é a sexta Região Administrativa do Estado a sediar o Fórum São Paulo: Governo Presente. O primeiro evento foi realizado em Presidente Prudente; o segundo no município de São José dos Campos, no Vale do Paraíba; seguido por Registro, no Vale do Ribeira. Os dois últimos fóruns foram realizados nas regiões administrativas de Araçatuba e de Bauru. No total estão planejadas 20 reuniões regionais, das quais quatro na Região Metropolitana de São Paulo, uma na Região Metropolitana da Baixada Santista e uma na Região Metropolitana de Campinas.

Quatro pilares

Os fundamentos da nova gestão Geraldo Alckmin – Governo Empreendedor, Governo Educador, Governo Solidário e Prestador de Serviços de Qualidade – serão os temas dos painéis programados. Representantes do Governo irão apresentar os resultados já alcançados em cada setor, ao mesmo tempo em que a comunidade regional irá projetar suas demandas e necessidades. As lideranças serão ouvidas individualmente, em salas de atendimento.

Programação

O fórum será aberto às 9 horas pelo secretário João Carlos de Souza Meirelles, da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, e coordenador do evento. Na seqüência, às 9h10, haverá a apresentação do primeiro painel, com o tema ‘Governo Solidário e Governo Prestador de Serviços de Qualidade’. O segundo painel, às 10h05, apresenta o tema ‘Governo Empreendedor e Governo Educador’.

Os secretários de Estado ficam à disposição para audiências, das 11 horas às 12h30 e das 13h30 às 14h50.

O governador Geraldo Alckmin encerra o Fórum com um pronunciamento às 15 horas. A coletiva de imprensa será realizada às 17 horas.

Confira aqui a programação completa do Fórum.

Características Regionais

A Região Administrativa de Ribeirão Preto é composta por 25 municípios, possui 9.348 km2 de área, que representam 3,8% do Estado de São Paulo. Localizada a nordeste do Estado, apresenta grandes extensões de solos ricos de terra roxa, possuindo amplos vales fluviais. Esse relevo pouco acidentado, juntamente com o solo e o clima quente, é propício ao cultivo agrícola mecanizado.

O expressivo desenvolvimento econômico levou à região uma extensa rede viária, transformando o município de Ribeirão Preto em um dos maiores entroncamentos logísticos do Estado, composto de rodovias, ferrovia e aeroporto. Como conseqüência, Ribeirão Preto passou a ser importante rota de deslocamentos de cargas e de passageiros da Região Sudeste, interligando a cidade de São Paulo aos Estados da Região Centro-Oeste e ao Distrito Federal.

A região é um dos principais pólos econômicos regionais do Brasil, caracterizado pela elevada capitalização do setor agropecuário, pelo moderno setor industrial, com destaque para a agroindústria sucro-alcooleira, e por sua economia diversificada e desenvolvida.

A força econômica da região decorre de um conjunto de fatores: localização privilegiada, terra de ótima qualidade, mão-de-obra qualificada, presença de universidades e centros de pesquisa, boa infra-estrutura de transporte e comunicação e mercado consumidor dinâmico, entre outros.

A agricultura regional é baseada numa moderna cultura da cana-de-açúcar. A mecanização do corte do produto – que reduziu a queima – e a modernização das usinas têm implicado importantes ganhos de competitividade para as empresas, através de reduções de custos.

Data: Sexta-feira, dia 6 de junho de 2003
Horário: A partir das 8h30
Local: Centro de Convenções de Ribeirão Preto – Rua Bernardino de Campos, nº 999 – Ribeirão Preto/SP