Fórum das Crianças na ONU vai reunir 800 jovens de diversos países

Meninas do Projeto Guri vão representar o Brasil no evento

sex, 03/05/2002 - 9h27 | Do Portal do Governo


O Fórum das Crianças credenciadas nas delegações governamentais ou organizações não-governamentais, da qual fazem parte Elaine Cristina Mathias de Paula e Duane Egle Santos, vai reunir mais de 800 jovens de diversos países para discutir, entre os vários assuntos, os direitos da criança no mundo. O evento, organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), visa estimular os jovens a discutirem fórmulas pelas quais possam se envolver na implementação e monitoramento das metas do documento final e acontece paralelamente à Sessão Especial. ‘Jovens de todo o mundo vão participar deste evento e o Brasil estará muito bem representado pelas meninas do Estado de São Paulo’, elogiou o governador Geraldo Alckmin.

A Sessão Especial vai contar com representantes de várias partes do mundo, que vão discutir os avanços alcançados pelos países, de acordo com as metas fixadas na Cúpula Mundial da Infância, reunião realizada em 1990 que definiu planos e ações para melhorar a qualidade de vida das crianças. O evento deste ano também vai definir um novo plano de ação para os próximos 10 anos, com novas metas a serem alcançadas pelo países. O objetivo é contribuir para a estruturação de planos nacionais sobre o tema. Participarão do encontro, líderes de governo, chefes de Estado, organizações não-governamentais e defensores da criança. Mais informações da Assembléia Geral das Nações Unidas sobre a Criança podem ser obtidas pelo site do Unicef: www.unicef.org/brazil

Para o secretário estadual da Cultura, Marcos Mendonça, levar a experiência do Guri para a ONU deve despertar o interesse de outros países para a adoção de métodos semelhantes. ‘Muitas vezes a face que o Brasil mostra ao mundo é negativa, de jovens abandonados. Mas também temos o lado positivo, que é o desenvolvimento de programas como esse, que oferecem a oportunidade de uma formação melhor aos jovens’, destacou Mendonça.

Cíntia Cury

Leia também:

  • Meninas que vão representar o Brasil na ONU embarcam esta noite para Nova Iorque
  • Meta do Guri é contar com 100 núcleos até o fim deste ano