Fórum: ‘Cidadania para Todos’ em São José atenderá estudantes de 1ª e 4ª séries

A ação será realizada neste sábado, dia 15

qui, 13/03/2003 - 20h34 | Do Portal do Governo

No próximo sábado, dia 15, os estudantes de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental de São José dos Campos poderão obter a carteira de identidade, participar de atividades educativas sobre as diversas relações de consumo e conhecer um pouco da reforma agrária no Vale do Paraíba. Tudo em um único espaço.

A promoção é da Secretaria da Justiça e da Defesa e da Defesa da Cidadania que levará o projeto ‘Cidadania Para Todos’ na jornada do Governo Presente, ocasião em que o governador Geraldo Alckmin se reunirá com os prefeitos e lideranças da região, para realizar parcerias e incentivar o desenvolvimento regional.

A meta da secretaria é garantir a cidadania, formar cidadãos conscientes de seus direitos, enquanto consumidores mirins, e também fazer com que as crianças conheçam o cotidiano dos trabalhadores rurais no assentamento Conquista, em Tremembé, Vale do Paraíba.

Para isso, o Instituto de Terras do Estado de São Paulo, órgão responsável pela política agrária no Estado, retrata, em seis painéis fotográficos, o cotidiano das famílias de produtores rurais, a luta pela terra e as experiências em educação e produção.

O Procon/ SP, em paralelo, apresentará a ‘Feira do Alerta’, com a exposição e orientação de produtos e serviços que têm gerado o maior número de reclamações no órgão, como: cartões de crédito, venda enganosa, aquisição de imóveis, financiamentos e outros de forma a alertar e prevenir futuros problemas aos consumidores.

Jogos educativos e palestras

Durante todo o dia, os estudantes também poderão participar do jogo ‘A Trilha do Consuminho’, elaborado pelo Procon/SP, que ajudará as crianças a refletirem sobre os seus direitos e deveres, enquanto consumidoras. Além disso, o Procon/SP realiza palestra sobre ‘Educação Para o Consumo’, às 10 e 15 horas, e recebe denúncias e reclamações da população.

As secretariais municipais de Esporte e Lazer e de Desenvolvimento Social participam do ‘Cidadania Para Todos’ com os projetos Rua de Lazer (das 9 às 12 horas) e Arui (das 14h30 às 16 h), respectivamente.

Emissão de RG

Para a expedição da carteira de identidade, os estudantes deverão estar acompanhados dos pais ou responsável legal e apresentar a certidão de nascimento original e uma cópia simples e duas fotos 3×4 recentes.

Data: Sábado, dia 15
Horário: das 9 às 16 horas
Local:Centro Comunitário Alto da Ponte – Rua Alziro Lebrão, s/nº , Zona Norte.

Da Secretaria da Justiça
C.A.