Formandos da Escola Superior de Guerra são recebidos no Palácio dos Bandeirantes

Eles assistiram a uma palestra do secretário da Economia e Planejamento, Andrea Calabi

ter, 14/09/2004 - 12h01 | Do Portal do Governo

Cerca de 115 formandos da Escola Superior de Guerra, sediada no Rio de Janeiro, visitaram, nesta terça-feira, dia 14, o Palácio dos Bandeirantes. Eles vieram assistir a uma palestra proferida pelo secretário da Economia e Planejamento, Andrea Calabi, com o tema ‘O Estado de São Paulo e as Ações Governamentais em Curso’. O objetivo é conhecer melhor o Estado de São Paulo e as ações do Governo paulista em áreas como Educação, Infra-estrutura, investimentos e outras.

Os formandos foram recebidos pelo governador Geraldo Alckmin, que elogiou a iniciativa dos alunos, que estão fazendo um curso que visa o conhecimento da realidade do Brasil para trabalhar pelo País.

O governador destacou a necessidade de se buscar a eficiência como forma de preparo para a forte competitividade mundial. Lembrou que o Brasil tem uma das cargas tributárias mais altas do mundo e que, se esse quadro não for modificado, o País não conseguirá ter um crescimento forte.

Também destacou a transparência nas compras feitas pelo Governo do Estado, que são realizadas por Pregão Eletrônico ou Bolsa Eletrônica de Compras e têm gerado economia à administração estadual.

Após breve abertura da palestra que seria ministrada em seguida por Calabi, Alckmin saiu para receber o Primeiro Ministro do Japão Jinichiro Koizumi, que passará três dias no Brasil.

O governador lembrou que São Paulo tem forte parceria com o Japão e que o Governo paulista está trabalhando para exportar álcool àquele País. O Japão, a exemplo do que já acontece por aqui, deverá adicionar álcool à gasolina. Entre os objetivos, a preservação do meio ambiente e obter uma energia renovável.

Alckmin destacou ainda que, em 2008, a imigração japonesa ao Brasil vai completar 100 anos e cerca de 60% da comunidade japonesa no País está concentrada em São Paulo. E, no Japão, vivem aproximadamente 280 mil brasileiros, sendo a terceira comunidade naquele País.

Durante a palestra, o secretário Calabi traçou um quadro sobre o Estado de São Paulo. Falou sobre o tamanho, população, características e esforços do Governo nas diversas áreas. Um dos destaques foi o programa de Parceria Público-Privada (PPP), um instrumento importante para a ampliação da infra-estrutura do Estado, pela atração de investimento privado.

Cíntia Cury