Fontes de águas cristalinas são identificadas em quatro municípios

Relatório elaborado pelo IPT foi entregue aos prefeitos de Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Juquitiba e São Lourenço da Serra

seg, 10/11/2003 - 19h57 | Do Portal do Governo


Quatro municípios da Região Metropolitana de São Paulo terão seu potencial industrial e turístico estimulado a partir de hoje. Prefeitos de Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Juquitiba e São Lourenço da Serra receberam na tarde desta segunda-feira, dia 10, no Palácio dos Bandeirantes, um relatório técnico elaborado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) que identificou 50 fontes de águas cristalinas nesses municípios.

O estudo desenvolvido dentro do Programa de Assistência Técnica aos Municípios (Patem) e coordenado pelo pesquisador Oswaldo Riuma Obatta , da Divisão de Geologia do instituto foi realizado no período de um ano para oferecer subsídios às prefeituras municipais elaborarem seus respectivos planos diretores de mineração. A classificação da água e a identificação das áreas mais favoráveis para exploração diminui o risco de investimentos, estimula novos empreendimentos e protege nascentes.

‘Hoje, basicamente São Lourenço e Itapecerica da Serra já respondem por 30% da produção de água mineral da Região Metropolitana, que por sua vez corresponde a metade da produção do Estado’, afirmou o pesquisador. ‘Não se pode fazer uma mineração de águas ou outras substâncias minerais sem estudo prévio”, completou.

O secretário da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado, João Carlos Meirelles, destacou o novo modelo de desenvolvimento que utiliza a preservação da Mata Atlântica como parceiro para alavancar o turismo na região. ‘Vamos transformar a proteção ambiental em negócio com a água mineral como produção industrial e também potencial turístico, possibilitando criar balneários, spas e turismo de aventura.

Meirelles informou ainda que uma grande indústria de cerveja do Rio de Janeiro já manifestou interesse em se instalar em uma dessas cidades. Segundo o IPT, empresários já entraram com 60 processos minerários para exploração de fontes nos municípios.

O prefeito de São Lourenço da Serra, Lener do Nascimento Ribeiro (PSDB), lembrou que essa cidades têm 100% de seus territórios em áreas de proteção de mananciais. ‘Por um lado, essa situação impediu o desenvolvimento tradicional, por outro preservou a biodiversidade da região mantendo a quantidade e qualidade das água minerais’.

Para Lacir Baldusco (PSDB), prefeito de Itapecerica da Serra, o encontro de hoje é uma data histórica. ‘Estamos plantando uma nova realidade e encontramos nosso caminho para manutenção e ampliação das condições de qualidade de vida da população’.

Atendendo ainda um pedido dos prefeitos dos quatro municípios, o secretário Meirelles designou uma equipe para realizar um estudo do arranjo produtivo organizado do circuito da água mineral da região do sudoeste do Estado. Objetivo é articular ações para aproveitar todo o potencial das cidades, preservando a natureza.

Carlos Prado