Fórum São Paulo: Sorocaba deverá ter um Conselho Gestor na área ambienta

O objetivo é elaborar o Plano Manejo e acompanhar ações de proteção ao APA

sex, 27/06/2003 - 17h52 | Do Portal do Governo

O secretário do Meio Ambiente, José Goldemberg, disse hoje, durante o Fórum São Paulo: Governo Presente, em Sorocaba, que o objetivo da secretaria é formar o Conselho Gestor na região para a elaboração do Plano de Manejo e acompanhamento das ações necessárias para a proteção do APA (Área de Proteção Ambiental Itupararanga).

“A represa de Itupararanga é o principal manancial de abastecimento público da região. Ela responde por 63% das demandas urbanas dos municípios contidos na bacia do Rio Sorocaba, além de gerar energia elétrica”, disse Goldemberg.

Entre os municípios estão o de Votorantim, Piedade, Ibiúna, Vargem Grande Paulista, Cotia, são Roque, Mairinque e Alumínio. O manancial necessita de proteção especial para conter os impactos que já vêm ocorrendo por causa de sua localização tão próxima da região metropolitana.

O secretário reconhece que há necessidade de planejamento e intervenção nessa área. “Ela é apontada, inclusive, por diversas entidades ambientais, universidades, pelo Comitê da Bacia do Rio Sorocaba – Médio Tietê e promotorias do Ministério Público como prioridade de trabalho”, enfatizou o secretário, acrescentando que pretende concluir o projeto no prazo de um ano.

Lílian Santos

GB