Fórum São Paulo: Secretário da Educação destaca importância da valorizaç

Gabriel Chalita declarou que São Paulo tem hoje o menor índice de evasão escolar

sex, 28/03/2003 - 12h32 | Do Portal do Governo


Registro – Durante sua apresentação dentro do Painel II – Governo Empreendedor e Governo Educador, o secretário da Educação, Gabriel Chalita, destacou a importância da valorização dos educadores.

Segundo Chalita, São Paulo tem hoje o melhor índice do Brasil do ponto de vista da presença do alunos na escola com menor índice de evasão escolar. E os professores têm grande participação nesses índices. “Vamos incentivar ainda mais com a criação de um financiamento de mestrado para os professores”.

Chalita lembrou ainda que o Governo do Estado está lançando esse ano a Escola da Família, inclusive na região do Vale do Ribeira, em que as instituições de ensino ficam abertas nos finais de semana. “Nós temos a meta de abrir todas as escolas no final de semana. Isso será possível com a distribuição de 25 mil bolsas-escola. Em contrapartida, esses alunos irão trabalhar nesses dias nas escolas com a coordenação de diretores e professores”. E completou. “Com isso nasce um conceito de projeto da escola, em que podem estar ligados desenvolvimento do turismo, cursos de alfabetização e preparatórios para vestibulares.”

Sobre a Febem, Chalita informou que o governador Geraldo Alckmin autorizou nesta quinta-feira, dia 27, a contratação de 2 mil adolescentes da Febem para cursos em escolas com monitores de informática e biblioteca. “Nessa região temos 23 adolescentes internos e 61 adolescentes em liberdade assistida. A preocupação é que esses jovens tenham cursos de capacitação para que estejam no mercado de trabalho”.

Carlos A. Prado