Fórum São Paulo: Secretário da Educação destaca importância da nova post

Para Gabriel Chalita, capacitação e trabalho para os jovens em regime de semi-liberdade são exemplos do novo perfil

sex, 24/10/2003 - 11h45 | Do Portal do Governo

Franca – O secretário da Educação, Gabriel Chalita, ressaltou a importância da nova postura adotada pela Febem em relação ao regime de semi-liberdade. Ele disse que ontem foi dado um ótimo exemplo desse novo perfil. “Foram formados 152 adolescentes, que receberam o diploma da Fundação Bradesco e saíram trabalhando”.

Chalita informou também que o McDonald’s está treinando e capacitando mil jovens da instituição. Esse projeto começou em Ribeirão Preto, Sertãozinho, Campinas e agora está indo para outras cidades do Interior. “O grande caminho da Febem é oferecer perspectiva para esses jovens”, afirmou o secretário. Ele disse que esse modelo de semi-liberdade deverá ser implantado em Franca.

Chalita informou, ainda, que as unidades do Interior estão contribuindo bastante para recuperação dos jovens. Ele citou a Febem de Sorocaba, que tem zero por cento de reincidência. “Os jovens saem de lá recuperados”, enfatizou.

Em relação aos jovens que oferecem risco para a sociedade, o secretário afirmou que eles representam uma parcela insignificante. “Franca, por exemplo, tem 45 jovens em medida sócio-educativa e, no máximo, dois são perigosos. Esses são mandados para uma unidade com contenção maior e os outros são recuperados aqui mesmo”, explicou.

Chalita afirmou que manter o vínculo familiar é muito importante dentro dessa nova filosofia. “Um jovem daqui que é enviado para São Paulo, por exemplo, perde o vínculo. Dificilmente a família irá visitá-lo. Com isso, a recuperação se tornará mais difícil”, concluiu.

André Muniz