Fórum São Paulo: Secretário da Administração Penitenciária faz balanço d

CDP de Ribeirão Preto abriga mais de 500 presos

sex, 06/06/2003 - 15h25 | Do Portal do Governo


Ribeirão Preto – O secretário da Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa, fez um balanço das realizações de sua pasta nos últimos quatro anos, durante sua exposição no 6º Fórum São Paulo – Governo Presente, realizado em Ribeirão Preto.

Segundo ele, até meados de 1999 só havia uma cadeia em Ribeirão Preto, que era da Vila Branca. No fim de 1999, foi inaugurado o cadeião, e em 2000 o Governo entregou a penitenciária de regime fechado. Em 2001, o Governo do Estado entregou, ainda, a penitenciária de Serra Azul. ‘Também transferimos o cadeião de Ribeirão Preto, que estava sob a responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública para a Administração Penitenciária, transformando-o num Centro de Detenção Provisória (CDP)’, explicou. Hoje o CDP de Ribeirão Preto abriga cerca de 550 presos.

Nagashi Furukawa lembrou que no ano passado a cadeia de Vila Branca foi totalmente reformada e transformada em uma penitenciária feminina. Segundo ele, existiam muitas fugas. ‘Depois que virou CDP não tivemos mais problemas. Conseguimos administrar com muita eficiência’, enfatizou.

Valéria Cintra/L.S.