Fórum São Paulo: Secretário Andrea Calabi destaca importância dos Fóruns

Para ele a realização desses encontros regionais é uma das estratégias de crescimento

sex, 23/05/2003 - 15h33 | Do Portal do Governo


Para o secretário da Economia e Planejamento, Andrea Calabi, o enfoque principal do Fórum São Paulo: Governo Presente é a análise de propostas de cada região, prioritárias à preparação do Plano Plurianual. “Quem ouve mais, erra menos”, definiu com a frase usada pelo governador Geraldo Alckmin.

Para o secretário, que participa da quinta edição do fórum, a realização desses encontros regionais é uma das estratégias de crescimento. “Nós começamos ouvindo todas as secretarias e todas as regiões administrativas, suas demandas, pleitos e programas”, salientou. Segundo ele, é de suma importância atender a essa organização do Estado no próximo ano ou no período 2004 a 2007, com estratégias de ações setoriais. ‘O atendimento às demandas e potencialidades regionais, e por outro lado, ter clara atenção para as interfaces público-privadas para maximizar o investimento, a produção, o emprego, farão com que a renda real da população do Estado cresça’, enfatizou.

Calabi salientou que dentro das diretrizes do governador em aprimorar o caráter empreendedor, educador, solidário e prestador de serviços de qualidade será possível alavancar os recursos públicos. “Ações articuladas para atender demandas e potencialidades regionais e tentativa de maximizar os investimentos privados podem alavancar os recursos.”

Segundo Calabi, do ponto de vista setorial, Educação, Saúde e Segurança são as prioridades do Governo, porque absorvem uma parte respeitável do orçamento.

A região de Bauru, para Calabi, é muito importante no fluxo e na logística de mercadorias e também de pessoas e estradas. Segundo ele, há muitas modalidades de transportes e hidrovias na Estação intermodal de Pederneiras – interface hidrovias e estradas de ferro. “Essa infra-estrutura é bastante forte e rica na região e responde à localização privilegiada de Bauru para toda esse trânsito no Estado de São Paulo”.

Lílian Santos