Fórum São Paulo: Secretaria da Justiça coloca sua estrutura à disposição

Coordenadoria da Defesa Civil pediu auxílio das prefeituras da região para identificar áreas de risco

sex, 14/03/2003 - 10h40 | Do Portal do Governo


No Painel Governo Solidário, o secretário da Justiça e Defesa da Cidadania, Alexandre de Moraes, colocou à disposição dos municípios do Vale do Paraíba a estrutura da Secretaria para a implantação de postos da Junta Comercial, distribuição de kits para auxiliar na formação de Conselhos Municipais Anti-Drogas e atuação do Instituto de Terras (Itesp), para organização fundiária. O Itesp assiste atualmente a 180 famílias na região.

Já o secretário-chefe da Casa Militar, Roberto Allegrette, que coordena a Defesa Civil, pediu o auxílio dos municípios da região para identificar as áreas que possam oferecer risco, as chamadas áreas de ameaça. A identificação dessas áreas permite à Defesa Civil coordenar ações, evitando mortes na ocorrência de desastres.

Na área da Saúde, o secretário Luiz Roberto Barradas destacou que os principais focos da pasta são as populações mais vulneráveis, como as crianças, as gestantes, os idosos e os adolescentes. Ele citou três ações empreendidas pelo Governo paulista na área da Saúde: o incentivo ao programa Saúde da Família, que na região do Vale do Paraíba conta com 51 equipes em 23 municípios e atende 200 mil pessoas.

O atendimento preventivo às famílias permitiu, na região, a redução dos índices de mortalidade infantil em 31%. “Atualmente, o índice de mortalidade infantil no Vale do Paraíba é de 16 para cada mil nascidos vivos. Esse é o índice médio do Estado de São Paulo, porém, 11 municípios da região conseguiram atingir índice inferior a 10 bebês que morrem para cada mil nascidos vivos, ou seja, índices de primeiro mundo”, expôs Barradas, que pediu empenho na implantação e ampliação do programa na região para reduzir ainda mais os índices de mortalidade infantil.

O secretário também destacou o programa Dose Certa, que oferece a todos os 645 municípios uma cesta com 41 tipos diferentes de medicamentos para distribuição gratuita à população. E, por último, o apoio do Estado às Santas Casas, que receberam, em 2002, R$ 21 milhões.

Cíntia Cury