Fórum São Paulo: : Santos será sede do Governo do Estado amanhã, dia 16

Iniciativa objetiva a identificação de problemas regionais, a apresentação de soluções e a agilização das ações

seg, 15/12/2003 - 10h14 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, dia 16, no Mendes Convention Center, em Santos, será instalado o 11º Fórum São Paulo: Governo Presente, o último entre os programados para 2003 – ao todo, serão 20. Participam do evento cerca de mil pessoas, entre elas Prefeitos, Deputados, Vereadores, lideranças empresariais e sindicais.

A iniciativa objetiva a identificação de problemas regionais, a apresentação de soluções e a agilização das ações. Todo o esforço é voltado para a geração de trabalho e renda, sempre aproveitando a vocação de cada região.

Os trabalhos são abertos às 9 horas, pelo Coordenador do Fórum, João Carlos Meirelles, Secretário de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo. Na seqüência, os Secretários Lars Grael, da Juventude Esporte e Lazer e Chico Prado, do Trabalho apresentam o trabalho do governo na região. Depois, os secretários despacham, individualmente, com prefeitos e demais autoridades das nove cidades que compõem a RMBS.

Para o Secretário Meirelles, a escolha da Região Metropolitana da Baixada Santista para a instalação do último fórum do ano deve-se ao fato de se tratar de uma região estrategicamente importante para São Paulo e para o Brasil. “É sede do maior porto do Hemisfério Sul, mega-corredor de exportação, provavelmente um dos maiores pólos turísticos do Brasil e conta com uma excelente infra-estrutura rodoviária”, diz Meirelles.

O Secretário explica que o Governo do Estado vem realizando diversas ações para o desenvolvimento econômico da RMBS, sob o conceito de desenvolvimento regional – e não mais municipal. “Só regionalizando o crescimento teremos condições de gerar trabalho e renda para que a população não tenha de sair de sua cidade natal para ganhar a vida na capital, como vem acontecendo”, diz ele. Esse deverá ser um dos temas centrais da reunião.

Meirelles aposta no imenso potencial para o turismo da região: “O turismo é uma coisa absolutamente mágica, pois proporciona oportunidades tanto para o PhD na área, quanto para o trabalhador menos qualificado, que pode contribuir carregando bagagens. Existe colocação para vários níveis nessa área”. A questão é ampliar o perfil tradicional, de veraneio, com uma mudança na cultura de turismo. “Para isso, o governo vai incentivar investidores”, adianta Meirelles, acreditando que a construção de hotéis, resorts e restaurantes na região possa criar pontos de atração diversificados.

A infra-estrutura regional terá destaque no encontro. Temas relacionados aos Portos de Santos, São Sebastião, Barnabé-Bagre; aeroportos do Guarujá, Praia Grande e Itanhaém; rodovias estaduais e ferrovias devem ser discutidos. O Secretário de Desenvolvimento Econômico ressalta a importância de ações como a construção do TGG – Terminal Graneleiro do Guarujá, já em fase de licenciamento ambiental, que deverá embarcar, no próximo ano, 10 milhões de toneladas de grãos. Outro exemplo é a nova plataforma Roll-on-roll-off, também na margem esquerda do porto, para agilizar o embarque de carros e caminhões, que poderá transformar a região em um dos maiores pólos exportadores de veículos.