Fórum São Paulo: Região do Vale do Paraíba se destaca pelo potencial tur

A região assume o terceiro lugar na concentração de hotéis e restaurantes do Estado de São Paulo

sex, 14/03/2003 - 18h39 | Do Portal do Governo


Na área de turismo, entre muitas regiões brasileiras que se caracterizam pela riqueza do patrimônio cultural, o Vale do Paraíba se destaca pela singularidade. Cercado pelas Serras da Mantiqueira e do Mar, é uma região de elo entre os Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Das 39 cidades que compõem a região, 13 já receberam a denominação de estância. São elas: Aparecida, Bananal, Campos do Jordão, Caraguatatuba, Cunha, Ilhabela, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São José do Barreiro, São Luiz do Paraitinga, São Sebastião, Tremembé e Ubatuba.

A região assume o terceiro lugar na concentração de hotéis e restaurantes do Estado de São Paulo – configurada por 485 estabelecimentos hoteleiros e 598 restaurantes -, ficando atrás apenas da Região Metropolitana de São Paulo e de Campinas. ‘O potencial da região para o turismo é enorme’, destacou o governador Geraldo Alckmin durante encerramento do Fórum São Paulo – Governo Presente, em São José dos Campos, nesta sexta-feira, dia 14.

Alckmin autorizou o repasse, por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias, de R$ 14 milhões às 13 estâncias região. ‘Tudo o que puder fazer para estimular o emprego será feito’, afirmou o governador.

Cíntia Cury

  • Confira as fotos da segunda edição do Fórum São Paulo: Governo Presente