Fórum São Paulo: Região de S. J. do Rio Preto se une para debater desenv

Na 8ª edição do Fórum , representantes de 96 municípios da região expuseram as prioridades e discutiram soluções

sex, 08/08/2003 - 18h23 | Do Portal do Governo


Nenhum município é capaz de resolver sozinho todos os seus problemas. Foi nesta constatação que o Governo do Estado se baseou para criar o Fórum São Paulo: Governo Presente, que teve sua 8ª edição realizada nesta sexta-feira, dia 8, no município de São José do Rio Preto.

Durante todo o dia, secretários estaduais, prefeitos, deputados, líderes comunitários e a sociedade civil organizada debateram maneiras integradas de alcançar o desenvolvimento das 96 cidades que compõem a região. O encerramento do Fórum foi feito pelo governador Geraldo Alckmin.

Além de ouvir reivindicações e verificar de perto o que vem sendo feito na região, Alckmin autorizou diversas ações que irão impulsionar o crescimento dos municípios envolvidos. Uma das principais novidades será a instalação de uma Faculdade de Tecnologia (Fatec) em Rio Preto. A primeira unidade de ensino técnico e tecnológico da região terá inicialmente 160 vagas para os cursos de Produção em Agronegócios e Informática com Ênfase em Gestão de Negócios. O governador destacou que esta Fatec será voltada especificamente à vocação regional, que é a agricultura e a pecuária.

A implantação de 410 moradias populares em dois municípios da região; a instalação do restaurante popular Bom Prato em São José do Rio Preto; capacitação de professores; abertura de 236 escolas estaduais nos fins de semana; entrega de viaturas; e a instalação de 11 agências do Banco do Povo também receberam destaque.

Na área dos Transportes, o governador anunciou o início do processo de habilitação do Aeroporto de São José do Rio Preto para o tráfego de cargas aéreas internacionais. ‘Rio Preto será uma grande plataforma para a exportação’, disse. Segundo ele, é necessário um esforço para aumentar as exportações, pois esse é o principal caminho para gerar emprego e renda.

O secretário dos Transportes, Dario Rais Lopes, informou que o processo de habilitação levará quatro ou cinco meses. ‘Depois, poderemos abrir licitação para que a iniciativa privada possa investir no aeroporto’, disse. Alckmin anunciou ainda um projeto piloto para recuperação das estradas vicinais da região.

Quatro pilares

O Governo do Estado selecionou quatro pilares essenciais para a administração paulista: Governo Empreendedor, Governo Educador, Governo Solidário e Governo Prestador de Serviços de Qualidade. O secretário da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles, explicou como funcionam as quatro vertentes.

Segundo ele, a educação não pode ser um privilégio de poucos e sim um setor universal. ‘E não deve ser restrita ao primeiro e segundo graus. É preciso investir em ensino técnico e tecnológico’, afirmou. Já o Governo Solidário busca diminuir a exclusão social. ‘Temos de apoiar aqueles que mais precisam para que eles possam participar dos planos de desenvolvimento’, observou. Na prestação de serviços de qualidade, destacou que não basta ter equipamentos públicos, como hospitais e escolas, pois é preciso dar um tratamento respeitoso ao cidadão. Por fim, o Governo Empreendedor busca alternativas para a geração de emprego e renda.

O secretário lembrou que a região de São José do Rio Preto é um corredor de produção e riqueza que poderá contribuir muito para com o Estado na área da exportação. Segundo ele, neste ano não houve aumento no consumo interno brasileiro e no ano que vem dificilmente haverá crescimento. ‘Por isso, temos de ampliar as exportações para criar postos de trabalho’, finalizou.

Rogério Vaquero