Fórum São Paulo: Região de Campinas recebe 119 novas viaturas de Polícia

Viaturas serão destinadas ao Policiamento Comunitário, Ronda Escolar e Polícia Técnico-Científica

qui, 18/09/2003 - 10h40 | Do Portal do Governo


O Governo do Estado vem desenvolvendo um trabalho incessante na área da Segurança Pública. A preocupação em equipar a Polícia, adequando-a às novas formas de atender as demandas da sociedade, levou o Governo a dar especial atenção à estrutura de funcionamento da atividade policial. ‘A modernização das Polícias Civil e Militar é o destaque da nossa atuação nos municípios da Região Administrativa de Campinas’, exemplificou o secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho.

Em 2003, o Estado já entregou 51 viaturas para a Polícia da região. ‘Amanhã, estaremos entregando mais 119 novas viaturas para reforçar o policiamento da região’, informou o secretário. As viaturas serão destinadas ao Policiamento Comunitário, Ronda Escolar e Polícia Técnico-Científica. Na sexta-feira, dia 19, também estarão sendo inaugurada as novas instalações do Instituto de Criminalística de Limeira.

Em março foi instalado no 1° Distrito Policial de Campinas o Infocrim. O sistema (que já existe na Capital e na Grande São Paulo) é um banco de dados que reúne informações estratégicas para as ações integradas das Polícias Civil e Militar, alimentado pelos Boletins de Ocorrências registrados nos Distritos.

Campinas também é exemplo para outras cidades do Estado: foi pioneira na criação de um Gabinete Estratégico de Segurança Pública, cujo objetivo é integrar a polícia, o Judiciário e a sociedade. O Gabinete promove ações contra a violência e permite que a comunidade acompanhe e avalie os resultados obtidos na luta contra o crime.

A região também conta com três Delegacias Participativas: em Campinas, Piracicaba e Jundiaí. ‘Com as Delegacias Participativas, a população é mais valorizada no atendimento das ocorrências, por meio de um trabalho de triagem que envolve profissionais de outras áreas, como Direito e Psicologia’, complementou Saulo de Castro.

Adele Nabhan