Fórum São Paulo: Região Central do Estado terá seis galpões do agronegó

Cada unidade vai receber cinco novas agroindústrias ou atividades de agregação de valor para os produtos primários

sex, 30/01/2004 - 11h55 | Do Portal do Governo

O programa Galpão do Agronegócio, vinculado à Secretaria da Agricultura e Abastecimento, prevê a implantação de 70 unidades até junho deste ano. A informações é do secretário Duarte Nogueira, durante o Fórum São Paulo, que está sendo realizado em Araraquara. Deste total, seis serão instalados em municípios da Região Central do Estado. Segundo o secretário, cada galpão vai receber, no mínimo, cinco novas agroindústrias ou atividades de agregação de valor para os produtos primários de origem do meio rural. ‘Isso vai aumentar o valor recebido pelos produtores, além de gerar emprego, multiplicando essa atividade da cadeia do agronegócio na região’.

O secretário declarou que o programa VivaLeite, que atende mais de 7,7 mil famílias anualmente, também é responsável pela geração de emprego.’Esse leite oferecido para atividade social está absorvendo da bacia leiteira local ou regional em torno de 7% a 8% do que se produz no Estado, garantindo emprego e renda para o pequeno pecuarista’, ressaltou Nogueira.

Seguro Rural

Duarte Nogueira declarou que, desde novembro do ano passado, está sendo implantado na Região Central do Estado a subvenção do Seguro Rural para produtores com renda bruta anual de R$ 100 mil. Ele informou que 14 dos 26 municípios da região já estão sendo atendidos ou credenciados para fazer o seguro da laranja.

André Muniz

M.J.