Fórum São Paulo: Projeto Guri atende 23 mil jovens em todo Estado e redu

Novos pólos serão instalados em Atibaia, Piracicaba, São José do Rio Pardo e Serra Negra

qui, 18/09/2003 - 12h09 | Do Portal do Governo


A ampliação do Projeto Guri, que forma orquestras sinfônicas com crianças e adolescentes em regiões de risco social, foi destacada pela secretária da Cultura, Cláudia Costin, durante a apresentação do segundo painel do Fórum São Paulo: Governo Presente. Ela ressaltou que o programa conta com 110 orquestras, com 23 mil jovens, e que o índice de criminalidade entre os atendidos é zero.

“Estamos agora estendendo o Projeto Guri, com a implantação de alguns pólos, como os de Atibaia, Piracicaba, São José do Rio Pardo e Serra Negra”, disse. A secretária também anunciou a instalação, no mês de outubro, do pólo do Projeto Guri em Mococa e, em 2004, do pólo de Campinas, que será instalado em parceria da Companhia Paulista de Força e Luz.

A ampliação das Oficinas Culturais foi abordada pela secretária. Só em 2003, as oficinas ofereceram 12 mil vagas em todo Estado. “A cultura transforma profundamente o ser humano e de forma razoavelmente veloz”, enfatizou.

Outro esforço do Governo paulista na área da Cultura é o incentivo à leitura. “Nós tiramos o penúltimo lugar, em um teste internacional de Educação, no quesito leitura e interpretação de texto. Os especialistas são unânimes em dizer que isso se deve ao fato de que nossa juventude não tem o hábito de ler por prazer. Isso é agravado pelo fato apontado em outra pesquisa, que mostra que 60% dos professores tampouco têm o hábito da leitura”, apontou.

Pelo programa São Paulo – Um Estado de Leitores, a secretaria está empreendendo um esforço para capacitar bibliotecários, agentes de leitura e professores para um trabalho mais adequado de leitura. Além do reforço aos acervos de bibliotecas municipais, com novos e instigantes títulos. Na região de Campinas, 21 municípios receberão livros para as bibliotecas.

Cíntia Cury/Valéria Cintra