Fórum São Paulo: Programa Renda Cidadã será ampliado na região de Ribeir

Assunto foi discutido pela secretária de Assistência e Desenvolvimento Social

sex, 06/06/2003 - 14h31 | Do Portal do Governo


Ribeirão Preto – O número de famílias atendidas pelo Programa Renda Cidadã na Região de Ribeirão Preto será ampliado em 30%. Cerca de 2 mil famílias a mais serão beneficiadas, de acordo com a secretária da Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), Maria Helena Guimarães. “Isso significa um investimento de R$ 1,2 milhão do Governo do Estado”, afirmou. O Renda Cidadã é um programa que atende famílias de baixa renda, oferecendo um auxílio de R$ 60 mensal.

Além disso, uma parceria está sendo firmada com o “Projeto Degrau”, que envolve órgãos como Associação Comercial, Sebrae, Rotary Clube e Lions Club. “É um programa que vai gerar estágios remunerados para jovens carentes de 15 a 18 anos, que estejam freqüentando a escola pública”, explicou Maria Helena. Para ela é fundamental que a região se mobilize em busca de novos parceiros, principalmente em programas de complementação escolar voltados às crianças e aos adolescentes.

Em julho, a Secretaria irá lançar o Programa “Casa da Família”, que já está em funcionamento em Ribeirão Preto, implantado em parceria entre a prefeitura e a Fundação Roberto Marinho. Para atingir um maior número de pessoas, a Fundação Roberto Marinho propôs uma parceria com o Governo do Estado. A fundação vai doar os kits e vídeos, e a Secretaria vai entrar com o treinamento dos monitores, que serão os multiplicadores de cursos como educação alimentar, copeira, acompanhante de idosos e auxiliar de cabeleireira.

Inicialmente, o projeto entrará em vigor na Região Metropolitana de São Paulo. A finalidade do Casa da Família é capacitar as mães para gerarem renda, além de melhorar a escolaridade dos jovens e adultos, por meio de telesalas. “Estamos também buscando parceiros junto às empresas para instalarmos um tipo de Infocentro para promovermos a inclusão digital”, completou.

Valéria Cintra