Fórum São Paulo: População aprova instalação de CDP em Sertãozinho

Informação foi dada pelo secretário Nagashi Furukawa

sex, 06/06/2003 - 14h56 | Do Portal do Governo


Ribeirão Preto – Ao contrário de muitas cidades que são contra a construção de uma unidade prisional, a população de Sertãozinho aprova que uma unidade do Centro de Detenção Provisória (CDP) seja instalada no município. A informação foi dada nesta sexta-feira, dia 6, pelo secretário da Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa, durante seu pronunciamento no sexto Fórum Regional, que está sendo realizado na cidade de Ribeirão Preto.

‘Como nas demais cidades da região, a cadeia pública de Sertãozinho está com mais de 50 anos de funcionamento. É pequena e não oferece muita segurança’, disse Furukawa, observando que o CDP de Sertãozinho vai ajudar as cidades da região que não conseguiram desativar suas cadeias velhas. O secretário disse que a dificuldade para a construção do CDP esbarra na questão financeira. ‘O orçamento deste ano está totalmente destinado à várias obras que já estão em andamento’. Ele citou que só este ano foram inaugurados vários CDPs e que nesta semana foi entregue a penitenciária do município de Avanhandava.

‘Para este ano não há previsão orçamentária. Há uma promessa do governo federal de que no segundo semestre possa ser liberado um orçamento suplementar para a Administração Penitenciária. Se isto acontecer, talvez a gente consiga dar início este ano, senão no ano que vem’, declarou o secretário.

Valéria Cintra