Fórum São Paulo: Pólo do projeto Guri será inaugurado em Registro

Unidade irá atender 200 crianças da região

sex, 28/03/2003 - 13h40 | Do Portal do Governo

Registro – Após participação no segundo painel – Governo Empreendedor e Governo Educador, a secretária da Cultura, Cláudia Costin, respondeu às perguntas do público e disse que o setor cultural tem um potencial imenso no Vale do Ribeira. Neste sentido, está sendo inaugurado hoje o primeiro pólo do Projeto Guri na região, que será instalado em Registro e vai atender 200 crianças. Elas terão aulas de música para composição de uma futura orquestra.

As oficinas culturais, que já estão em andamento na Capital e na Baixada Santista, também serão implantadas na região. “A nossa idéia é interiorizá-las”. Ela explicou que o trabalho será feito em parceria com as prefeituras, que serão responsáveis pela contratação de professores para trabalhar nas oficinas.

Em abril, no dia 23, será lançado, na Casa das Rosas, na Capital, um programa de incentivo à leitura. A idéia é estimular os jovens a lerem mais para ampliarem seus horizontes. Para isso, serão reforçados os acervos das bibliotecas nos municípios e treinamento de bibliotecários.

A secretária ainda informou que no segundo semestre será lançado o programa ‘Revelando São Paulo’ que tem como objetivo mostrar a todos a cultura de cada região paulista. “Isto deve mobilizar o Vale e mostrar a outras cidades o que a região produz em termos de cultura tradicional”, concluiu.

Valéria Cintra