Fórum São Paulo: Objetivo do Governo é integrar políticas sociais em pro

Maria Helena Guimarães declarou que Governo tem compromisso sério em alavancar o desenvolvimento

sex, 28/03/2003 - 12h19 | Do Portal do Governo


Registro – A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Helena Guimarães, explicou, durante o Painel do Governo Solidário, que o Governo do Estado tem como objetivo integrar as políticas sociais em prol das famílias carentes. “Se nós não tivermos uma visão completa de que as ações na área social acompanhem as estratégias, que nós queremos melhorar, nada acontecerá. Desenvolvimento econômico sem desenvolvimento social aprofunda a desigualdade. Tivemos isto no passado e não queremos mais”, afirmou.

Com a realização destes fóruns, ela observou que São Paulo vive um momento único porque o governador tem um compromisso sério em alavancar o desenvolvimento econômico/regional para uma sociedade mais justa.

“A região de Registro é uma das mais carentes do Estado. Nós temos aqui 10 municípios que estão entre os 50 com o menor IDH (Índice de de Desenvolvimento Humano). Esses municípios têm necessidades sociais que nós precisamos enfrentar de forma consistente”, falou. Segundo a secretária, o governador vem insistindo em ampliar o número de famílias atendidas pelo programa Renda Cidadã, sob a coordenação da secretaria de Assistência Social.

Para atingir este objetivo, ela defendeu a união de várias esferas do governo, incluindo a sociedade civil. “É preciso entender que a idéia do governo solidário é buscar soluções juntos, governo e sociedade, prefeitura e sociedade, para melhorar a situação da população. Sozinhos não conseguiremos”, sentenciou.

Para melhorar as condições de vida da população, ela sugeriu a complementação do horário escolar dos alunos da região, o atendimento às famílias, aos portadores de necessidades especiais e idosos. “Enfim, são essas ações que dão idéia da transversalidade do que é governo solidário. Buscando integrarar ações das secretarias afins’, declarou.

Valéria Cintra