Fórum São Paulo: Meirelles destaca diretrizes para o desenvolvimento do

Segundo ele, o importante é criar oportunidade para todos

sex, 28/03/2003 - 10h11 | Do Portal do Governo


Registro – O secretário da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles, coordenador do evento, ressaltou que serão convergidas as diretrizes do Governo para o desenvolvimento da região, baseado no Governo Educador, Solidário, Prestador de Serviço e, sobretudo, Empreendedor.

“O que o Vale precisa é desenvolvimento econômico que gere trabalho e renda e, portanto, que crie oportunidades para todos. Este é o foco da convergência”, esclareceu, observando que o governador Geraldo Alckmin tem uma visão muita clara para o desenvolvimento da região, aproveitando, sobretudo, as vantagens naturais que a região tem, com uma beleza natural incontestável, que incluem acidentes geográficos, cavernas, rios, matas e trilhas.

Meirelles destacou que é preciso ampliar a possibilidade de exploração dos turismos ecológico e rural. Ele ainda observou que esta é uma das raras regiões do Estado que tem em sua geografia orla marítima. “Dá também para conjugar isto, com o turismo de pesca amadora, de lazer de alto nível, que pode ser desenvolvido em toda a região”, afirmou.

Outros pontos econômicos abordados pelo secretário foram a produção de fruticultura, de palmitos, e a mais recente conquista: a produção de flores de altíssima qualidade, como de antúrio para exportação.

Por ser considerada uma região de preservação ambiental, o Vale do Ribeira tem dificuldades em atrair empresas e indústrias. Para conjugar o crescimento econômico com o meio ambiente, Meirelles adiantou que o secretário do Meio Ambiente, José Goldenberg, vai fazer um anúncio extremamente importante para alavancar o crescimento da região.

“Nós vamos atuar no sentido de desenvolvimento, e não no impedimento, ou seja, o meio ambiente como instrumento de viabilização da sustentabilidade da natureza como um instrumento de trabalho e renda”.

Valéria Cintra

GB