Fórum São Paulo: Meirelles apresenta balanço de ações do Governo na regi

Balanço é referente ao Fórum de Desenvolvimento realizado em Registro há três anos

sex, 28/03/2003 - 11h48 | Do Portal do Governo


Registro – Falando no primeiro painel: Governo Solidário e Prestador de Serviço de Qualidade, o secretário da Ciência e Tecnologia, João Carlos de Souza Meirelles, apresentou um balanço do que o Governo do Estado já fez na região, quando há três anos foi feito um Fórum de Desenvolvimento em Registro, com a presença do então governador Mário Covas.

As principais solicitações do evento de 2000 foram: a perenização e pavimentação da SP-139, ligando Sete Barras a São Miguel Arcanjo; a rodovia Barra do Turvo-Iporanga, cujo valor da obra foi substituído, por decisão do Codivar, pela ponte de Eldorado; a ponte SP-165 – Apiaí-Iporanga, que passa por dentro de um parque estadual, onde está sendo feita a perenização, porém respeitando as características de preservação ao meio ambiente.

Entre outras demandas, está sendo verificada a adequação do aeroporto de Registro, como também o processo de abertura e sinalização do Canal de Cananéia. Já a ponte de Eldorado está em execução.

Meirelles informou que o macrozoneamento econômico-ecológico para o desenvolvimento da região está em elaboração; quanto à regularização fundiária, disse que a Secretaria da Justiça já entregou 3.169 títulos e 84 permissões de uso. Ele disse que logo mais, o governador Geraldo Alckmin vai anunciar a criação de uma faculdade de Agronomia da Unesp em Registro. “Será a primeira universidade pública gratuita para toda a região”, informou. O secretário detalhou que estão em fase final de execução o plano diretor de mineração e o plano diretor de Turismo.

Estão sendo ouvidas as comunidades de pescadores do canal da Ilha Comprida, Iguape e Cananéia, a respeito das discussões dos termos de salinidade e das barragens do rio Ribeira do Iguape, a partir da construção da barragem do Tijuco Alto.

Valéria Cintra