Fórum São Paulo: Mauro Arce faz balanço das ações na área de saneamento

Sessenta e seis municípios têm saneamento e a água é 100% tratada

sex, 27/06/2003 - 12h20 | Do Portal do Governo

Durante o Fórum São Paulo Governo Presente, em Sorocaba, o secretário de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, Mauro Arce, fez um balanço das ações na área de saneamento básico na região.

Segundo ele, 66 municípios têm saneamento e a água é 100% tratada. Para isso, foram feitos investimentos de R$ 254 milhões nos últimos oito anos.

“A prioridade agora é continuar avançando no esgoto coletado e em seu tratamento”, disse Arce. De acordo com o secretário, além dos municípios onde a Sabesp atua diretamente, a Secretaria, por meio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) e o Sanebase, tem colaborado com as demais prefeituras e com os Comitês e Bacias da Região. “Nosso objetivo é evoluir e melhorar a situação”.

O secretário avaliou que o Estado de São Paulo está bem melhor que o Brasil na área de saneamento pela relação direta entre o saneamento e a saúde. “Cerca de 60% das internações em hospitais são por doenças transmitidas pela água e o índice de mortalidade infantil cai drasticamente quando há esse trabalho. Daí, o esforço do Governador em investir bastante nesta linha”, explicou o secretário.

Lilian Santos

(AM)