Fórum São Paulo: Governo Presente debate o futuro do Estado

Evento está sendo realizado em todas as regiões paulistas. Campinas sediou nesta quinta-feira, dia 18, a nona edição do Fórum

qui, 18/09/2003 - 18h21 | Do Portal do Governo


A nona edição do Fórum São Paulo: Governo Presente foi realizada nesta quinta-feira, dia 18, no município de Campinas. O evento reuniu todo o secretariado paulista, prefeitos, parlamentares e líderes comunitários para debater o desenvolvimento integrado da região.

Durante o encerramento do encontro, o governador Geraldo Alckmin destacou que os fóruns regionais foram criados para discutir o futuro do Estado. ‘Por isso, estamos percorrendo todas as regiões, ouvindo e dialogando. Encontrando a melhor maneira de investir’, disse.

A eficiência do evento foi resumida pelo prefeito Luiz De Faveri (PTB), do município de Artur Nogueira, localizado à 40 quilômetros de Campinas. Segundo ele, todos os prefeitos tiveram a possibilidade de despachar com os secretários de Estado. ‘Eu mesmo obtive, em um único dia, respostas positivas nas áreas da Saúde, Transportes, Segurança Pública e Habitação’.

A prefeita de Campinas, Izalene Tiene (PT), também elogiou o Fórum, que reuniu cerca de 1.500 pessoas. ‘Pudemos estreitar as relações entre o Governo do Estado e o município, na busca da melhoria de qualidade de vida da população’, destacou.

Alckmin anunciou, durante o Fórum, a criação da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas. Segundo ele, este será um instrumento de articulação fundamental para o desenvolvimento da região. ‘Será possível trabalhar com uma visão metropolitana e, com isso, o dinheiro será melhor aproveitado’, observou.

No setor dos Transportes, o governador informou que ainda neste ano o Estado irá licitar a recuperação da Estrada Velha de Campinas, que liga o município a São Paulo. Esta obra será realizada em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Alckmin lembrou ainda que as estradas que ligam Piracicaba a Americana e Louveira a Bragança Paulista já estão sendo recuperadas. Outra novidade foi assinatura de um termo de cooperação entre o Governo do Estado e o Governo Espanhol para a futura implantação de uma ferrovia entre Campinas, Jundiaí e São Paulo, com a instalação de um trem rápido.

A área da Segurança Pública também recebeu destaque no Fórum. Alckmin ressaltou que uma grande virada foi realizada no setor, que deverá melhorar ainda mais com a ampliação do efetivo da Polícia Militar. ‘A região terá 877 policiais a mais até o fim do ano, sendo que 317 serão exclusivos para a cidade de Campinas’, anunciou.

Além disso, o governador entregará amanhã 119 novas viaturas para a região. No setor da Habitação, Alckmin assinou convênios para a construção de 1.625 moradias em cinco cidades da região e autorizou o início imediato da implantação de outras 817 unidades habitacionais em mais três municípios.

O secretário da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles, citou os quatro pilares de debate no Fórum: Governo Empreendedor, Educador, Solidário e Prestador de Serviço de Qualidade. Para ele, estas quatro vertentes são essenciais para a geração de emprego e renda no Estado. Meirelles também destacou a necessidade de ampliar as exportações. ‘A expectativa é a de que São Paulo tenha um aumento de US$ 2 bilhões em exportações neste ano’, informou.

Rogério Vaquero