Fórum São Paulo: Governo implanta programa contra o desmatamento na Regi

'Mata Ciliares' prevê cobertura vegetal ao longo das margens dos rios

sex, 23/05/2003 - 14h20 | Do Portal do Governo


De acordo com o secretário do Meio Ambiente, José Goldemberg, a maior preocupação da região de Bauru atualmente é com o desmatamento. Para isso, o Governo está implantando na região o ‘Mata Ciliares’, um programa que prevê matas ao longo das margens dos rios. “Contamos com o apoio das prefeituras e estamos em tratativas com o Banco Mundial para conseguir recursos de US$ 10 milhões”, explicou.

Segundo o secretário, o Governo, ao invés de ficar esperando o empréstimo, vai agir na mobilização de viveiros de São Paulo, que são mantidos com a compensação ambiental. “A compensação ambiental é destinada, por exemplo, a fazer um viveiro de mudas, para que elas sejam fornecidas gratuitamnente às prefeituras, que devem trabalhar o plantio”, explicou. Para ele, as grandes obras de São Paulo acabam afetando de alguma forma o Meio Ambiente.

Queimadas

O secretário afirmou que com a aprovação da Lei das Queimadas, de iniciativa do Governador Geraldo Alckmin, na Assemblélia Legislativa no ano passado, diminuíram muito as queixas da população de Bauru com relação à poluição provocada pelas queimadas da cana-de-açucar.

Segundo ele, hoje, mais de 20% da colheita canavieira é feita por máquinas. “A cana é colhida crua, por máquinas especiais, o que elimina a queima e, conseqüentemente, a poluição”.

Goldemberg prevê que dentro de 5 ou 6 anos a fração de canas colhidas por máquina será bem maior.

Mata Atlântica

Outro ponto colocado pelo secretário foi a recuperação da Mata Atlântica no Estado. “Durante 500 anos as pessoas destruíram a Mata Atlântica e só sobraram 7%, a maior parte está em nosso Estado e ela está se recuperando”.

Lílian Santos