Fórum São Paulo: Governo discute prioridades para região de São José do

Objetivo é promover o desenvolvimento do Estado com uma série de encontros diretos

sex, 08/08/2003 - 8h20 | Do Portal do Governo

O Fórum São Paulo: Governo Presente chega à Região Administrativa de São José do Rio Preto nesta sexta-feira, dia 8 de agosto, a partir das 8h30. O objetivo do Governo do Estado é o de construir uma relação direta e estratégica com as comunidades dos 96 municípios que compõem a região, prestar contas das ações empreendidas, identificar as demandas locais e orientar os investimentos do Governo e do setor privado.

O governador Geraldo Alckmin, todo o seu secretariado e principais membros do Executivo estarão no SESC – Av. Francisco das Chagas de Oliveira, 1.333, em São José do Rio Preto – para avaliar, discutir e definir ações prioritárias.

São José do Rio Preto é a oitava Região Administrativa do Estado a sediar o Fórum São Paulo: Governo Presente. As reuniões já foram realizadas em Presidente Prudente, São José dos Campos, Registro, Araçatuba, Bauru, Ribeirão Preto e Sorocaba.

No total estão planejadas 20 reuniões regionais, das quais quatro na Região Metropolitana de São Paulo, uma na Região Metropolitana da Baixada Santista e uma na Região Metropolitana de Campinas.

Quatro pilares

Os fundamentos da nova gestão Geraldo Alckmin – Governo Empreendedor, Governo Educador, Governo Solidário e Prestador de Serviços de Qualidade – serão os temas dos painéis programados. Representantes do Governo irão apresentar os resultados já alcançados em cada setor, ao mesmo tempo em que a comunidade regional irá projetar suas demandas e necessidades. As lideranças serão ouvidas individualmente, em salas de atendimento.

Programação

O fórum será aberto às 9 horas pelo secretário João Carlos de Souza Meirelles, da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, e coordenador do evento. Na seqüência, às 9h10, haverá a apresentação do primeiro painel, com o tema ‘Governo Solidário e Governo Prestador de Serviços de Qualidade’. O segundo painel, às 10h05, apresenta o tema ‘Governo Empreendedor e Governo Educador’.
Os secretários de Estado ficam à disposição para audiências, das 11 horas às 12h30 e das 13h30 às 14h50.

O governador Geraldo Alckmin encerra o Fórum com um pronunciamento às 15 horas. A coletiva de imprensa será realizada às 17 horas.

Características Regionais

Localizada no Noroeste do Estado de São Paulo, a Região Administrativa de São José do Rio Preto ocupa um território de 25.476 km², ou 10,2% do total estadual. É composta por 96 municípios distribuídos em cinco Regiões de Governo: RG de São José do Rio Preto (com 31 municípios); RG de Catanduva (com 16 municípios); RG de Fernandópolis (com 12 municípios); RG de Jales (com 22 municípios); e RG de Votuporanga (com 15 municípios).

A região é cortada pelas rodovias Washington Luís (SP-310), que permite o acesso ao Centro-Oeste do país, à região de São Paulo e ao Porto de Santos; Transbrasiliana (BR-153), que liga o norte ao sul do país, permitindo o acesso à Argentina e ao Uruguai; e Assis Chateaubriand (SP-425), que vai do sul de Minas Gerais ao norte do Paraná, dando acesso a Ribeirão Preto. É servida pela Ferronorte, antiga Ferrovia Alta Araraquarense, que liga São Paulo a Santa Fé do Sul, e pelo Aeroporto Estadual Prof. Eribelto Manuel do Reino, localizado em São José do Rio Preto.

A economia da região baseia-se na atividade agropecuária, com destaque para as frutas cítricas, cana-de-açúcar, seringueiras, carne bovina e leite. A agroindústria tem elevada participação no setor secundário, mas outros segmentos importantes são o pólo moveleiro de Mirassol e Votuporanga, que é um dos quatro maiores do Brasil, a confecção de jóias e a fabricação de produtos cirúrgicos.

São José do Rio Preto é também importante centro comercial e de serviços e seu setor médico-hospitalar tem obtido reconhecimento internacional, em algumas especializações, como na área cardiológica. É relevante, também, no setor terciário regional, o turismo rural, de esportes náuticos, de águas termais, religioso e cultural, que sedia o festival internacional de teatro.