Fórum São Paulo: Governo discute desenvolvimento e prioridades para a Re

Evento será realizado nesta quinta-feira, dia 18 de setembro, a partir das 8h30

qui, 18/09/2003 - 8h24 | Do Portal do Governo

O Fórum São Paulo: Governo Presente chega à Região Administrativa de Campinas na quinta-feira, dia 18 de setembro, a partir das 8h30. O objetivo do Governo do Estado é o de construir uma relação direta e estratégica com as comunidades dos 90 municípios que compõem a região, prestar contas das ações empreendidas, identificar as demandas locais e orientar os investimentos do Governo e do setor privado. O governador Geraldo Alckmin, todo o seu secretariado e principais membros do Executivo estarão no The Royal Palm Plaza Hotel Resort – na Avenida Royal Palm Plaza, 277, Jardim Nova Califórnia, em Campinas – para avaliar, discutir e definir ações prioritárias.

Campinas é a nona Região Administrativa do Estado a sediar o Fórum São Paulo: Governo Presente. As reuniões já foram realizadas nos municípios sede de Presidente Prudente, São José dos Campos, Registro, Araçatuba, Bauru, Ribeirão Preto, Sorocaba e São José do Rio Preto. No total estão planejadas 20 reuniões regionais, das quais quatro na Região Metropolitana de São Paulo.

Quatro pilares

Os fundamentos da nova gestão Geraldo Alckmin – Governo Empreendedor, Governo Educador, Governo Solidário e Prestador de Serviços de Qualidade – serão os temas dos painéis programados. Representantes do Governo irão apresentar os resultados já alcançados em cada setor, ao mesmo tempo em que a comunidade regional irá projetar suas demandas e necessidades. As lideranças serão ouvidas individualmente, em salas de atendimento.

Programação

O fórum será aberto às 9 horas pelo secretário João Carlos de Souza Meirelles, da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, e coordenador do evento. Na seqüência, às 9h10, haverá a apresentação do primeiro painel, com o tema “Governo Solidário e Governo Prestador de Serviços de Qualidade”. O segundo painel, às 10h05, apresenta o tema “Governo Empreendedor e Governo Educador”.

Os secretários de Estado ficam à disposição para audiências, das 11 horas às 12h30 e das 13h30 às 14h50.

O governador Geraldo Alckmin encerra o Fórum com um pronunciamento às 15 horas. A coletiva de imprensa será realizada às 17h30.

Na sexta-feira, dia 19, Alckmin inaugura e vistoria uma série de obras do Governo do Estado na região de Campinas (a programação será enviada pela Assessoria de Imprensa posteriormente).

Características regionais

A Região Administrativa de Campinas ocupa uma posição de destaque nos cenários paulista e nacional, seja em termos econômicos, como científico-culturais ou de serviços. Trata-se da região que mais cresce em todo o Estado de São Paulo, detentora de excelente logística aeroportuária e rodoferroviária e de redes de pesquisas em ciência e tecnologia. É caracterizada por uma agricultura moderna e diversificada, pelo mais expressivo parque industrial do Interior do Estado, articulado em grandes cadeias produtivas, e por um setor de serviços moderno, sofisticado e de alta tecnologia.

A RA, que abrange a Região Metropolitana de Campinas (RMC), é formada por 90 municípios e possui 27.079 km², que representam 10,9% do total do território do Estado. Compõe-se de sete Regiões de Governo: RG de Campinas (com 22 municípios); RG de Jundiaí (com nove municípios); RG de Limeira (com oito municípios); RG de Piracicaba (com 11 municípios); RG de Bragança Paulista (com 16 municípios); RG de Rio Claro (com oito municípios); e RG de São João da Boa Vista (com 16 municípios).