Fórum São Paulo: ‘Estado tem de criar condições para geração de emprego’

nd

sex, 28/03/2003 - 18h29 | Do Portal do Governo

Durante discurso de encerramento do Fórum São Paulo: Governo Presente, em Registro, Alckmin relembrou que, quando prefeito, 70% dos investimentos no Brasil procediam do setor público, e hoje 80% provêem do setor privado e destacou a importância em se apoiar este setor. “Quem gera emprego não é o governo, e sim o setor privado. Nós temos que dar condições para que o setor privado cresça, gere emprego e renda. Esta é a nossa tarefa: vamos financiar o agronegócio, a Nossa Caixa vai financiar o setor da banana”, afirmou.

Sobre o Turismo, destacou que está sendo encaminhado ao Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID um financiamento de US$ 10 milhões para ser investido nos parques estaduais na região do Vale e do Alto Ribeira. “Quem percorre a região vê a beleza desta Mata Atlântica. Isto aqui é um patrimônio da humanidade e precisa estar à disposição das pessoas”. Ele explicou que este dinheiro é para proteger a Mata Atlântica e, ao mesmo tempo, para dar acesso controlado ao Ecoturismo, oferecendo ao público um gama de serviços e equipamentos para o setor.

O governador afirmou que a área de empreendedorismo também será valorizada, pois envolve mineração, serviços, faculdade, saúde, setores que também geram emprego.

Na área da construção civil, Alckmin citou o lançamento do programa Pró-Lar, que vai ajudar as famílias que ganham até 5 salários mínimos a concluírem suas casas. O governo também vai ajudar na compra de material de construção, “o que vai reativar a economia da cidade”, salientou.

O governador pediu aos prefeitos para que ajudem a retirar as famílias das áreas de risco. Para isso, serão feitos projetos específicos com os municípios.

Sobre a BR-116, disse que está sendo feito um grande esforço para terminar os 50 km de duplicação da estrada.

Valéria Cintra