Fórum São Paulo: Estado quer agilizar pedidos de licenciamento ambiental

Objetivo é permitir que empresários instalem terminais no Porto de Santos

ter, 16/12/2003 - 11h52 | Do Portal do Governo

Os pedidos de licenciamento ambientais estão sendo agilizados para a Baixada Santista. A informação foi dada pelo secretário do Meio Ambiente, José Goldemberg, minutos antes de sua participação no programa Fórum São Paulo: Governo Presente que está sendo realizado na cidade de Santos, nesta terça-feira, dia 16.

“Esta era uma queixa freqüente de empreendedores que queriam se instalar na região. Há uma grande quantidade de empresários que querem instalar terminais no Porto de Santos, por isso, a Secretaria vai agilizar os licenciamentos, porque isto vai trazer riqueza para o Porto e conseqüentemente mais emprego”, disse.

Ele rebateu as críticas de que o Porto de Santos estaria com menor movimentação e perdendo espaço para outros Portos do País. “O Porto de Santos continua sendo o mais importante do Brasil e o número de empreendimentos privados que estão procurando licenciamento para poderem se instalar lá é muito grande, e nós vamos tratar de atendê-los rapidamente”, comentou.

A Secretaria vai fazer um convênio com a Emae para abrir a antiga estrada de Santos, no início de 2004. Isto vai expandir o ecoturismo na região e permitir que a população conheça também a Calçada do Lorena, um monumento histórico do século XVII.

Nos próximos dias, a secretaria participará da Campanha Verão Limpo para orientar a população a como utilizar as praias. Serão colocados anúncios sobre a qualidade de balneabilidade das praias.

Valéria Cintra