Fórum São Paulo: Estado investe R$ 45 milhões em moradias na região de A

Atualmente, 1.400 unidades estão sendo erguidas na região

sex, 25/04/2003 - 12h49 | Do Portal do Governo

O secretário da Habitação, Barjas Negri, destacou, durante o Fórum São Paulo: Governo Presente, em Araçatuba, que o Estado vem realizando parcerias com as prefeituras locais para redução de favelas e retiradas de famílias de áreas de risco. ‘O objetivo é eliminar esses núcleos habitacionais que representam risco para a população’.

O secretário lembrou que o Estado tem atuado junto a três mil famílias que trabalham e vivem na zona rural da região, com a cooperação de sindicatos, cooperativas, Instituto de Terras (Itesp) e prefeituras.

Destacou ainda que a Secretaria da Habitação realiza trabalho de auto-construção e fornecimento de cestas básicas de material de construção. ‘Temos hoje 1.400 unidades em construção e demanda para 1.600. Os investimentos estaduais são de aproximadamente R$ 45 milhões, sempre em parceira com as prefeituras’. Disse também que além das unidades habitacionais há investimentos em rede de água e esgoto, sarjetas e iluminação pública.

O Governo do Estado aplica anualmente mais de 500 milhões de reais em habitação popular. Em quatro anos são investidos mais de 2 milhões. isso permitir o atendimento de mais de 200 mil famílias. ‘Famílias que estão recebendo casas novas’. O secretário informou ainda que a Secretaria já comprometeu 1,2 bilhão com habitação. Estão em construção 60 mil unidades habitacionais, que estão gerando 72 mil empregos na construção civil.

Carlos Prado