Fórum São Paulo: Estado de São Paulo é o 13º mais competitivo do mundo

Secretário da Economia, Andrea Calabi, disse também que o enfoque do Estado é o desenvolvimento humano e social

sex, 08/08/2003 - 16h02 | Do Portal do Governo

‘O Estado de São Paulo, comparado com todos os países ou regiões com mais de 20 milhões de habitantes, é o 13º mais competitivo do mundo, à frente de nações como a Coréia, Itália e México e também o 13º em eficiência governamental e infra-estrutura e o 8º em eficiência da iniciativa privada’, disse Andrea Calabi, secretário de Economia e Planejamento, durante o Fórum São Paulo – Governo Presente, em São José do Rio Preto.

Segundo Calabi, São Paulo também é o maior pólo industrial da América Latina pela sua estrutura logística e responsável pela metade do PIB industrial brasileiro, onde se concentram 55% das indústrias mecânica e da de material elétrico e de comunicação e além de 65% da indústria de material de transporte, além de 75% da indústria farmacêutica.

Apontando esses referenciais, Calabi explicou que está finalizando a elaboração do Plano Plurianual 2004/2007 e que o enfoque do Estado é para o desenvolvimento humano e social da população, com a elevação do padrão de vida.

Segundo ele, São Paulo está trabalhando para melhorar as condições de trabalho, moradia, saúde, educação e segurança. ‘O PPA é para consolidar uma visão unificada face aos problemas, prioridades e estratégicas do nosso Governo’, disse enfatizando as quatro diretrizes do governo de Alckmin, que são os Governos Empreendedor, Educador, Solidário e Prestador de Serviços de Qualidade.

Lilian Santos