Fórum São Paulo: Estado amplia acervos e instala bibliotecas na Baixada

Projeto Guri também será expandido na região

ter, 16/12/2003 - 12h32 | Do Portal do Governo

Durante explanação no seminário Fórum São Paulo: Governo Presente, que está sendo realizado na cidade de Santos, nesta terça-feira, dia 16, em Santos, a secretária de Cultura, Cláudia Constin, afirmou que as bibliotecas da região foram beneficiadas com a doação de livros feitas pela sua secretaria, por meio do programa São Paulo – Um Estado de Leitores.

Ela comentou ainda que serão instaladas bibliotecas em cada conjunto habitacional da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), inclusive na Baixada Santista.

A meta é zerar o número de cidades que não dispõe de biblioteca. “Dos 645 municípios do Estado, 83 não tem uma biblioteca pública”.

O Projeto Guri também será expandido na região. Atualmente existem cinco pólos na Baixada e um será instalado no Guarujá, nos primeiros meses de 2004. A secretária informou também que cada unidade da Febem também terá uma orquestra do Projeto Guri. “Temos hoje 110 orquestras no Estado que contam com 23 mil jovens. Instalamos estes pólos em áreas onde vivem jovens com risco de exclusão social. Neste locais, a reincidência de adolescentes com a criminalidade é zero”, falou.

Valéria Cintra