Fórum São Paulo: Desenvolver a geração de trabalho e renda é a principal

Hoje está sendo realizada a quinta edição, no município de Bauru

sex, 23/05/2003 - 10h28 | Do Portal do Governo


Desenvolver a geração de trabalho e renda é a principal meta dos fóruns regionais realizados no Interior pelo Governo paulista. Nesta quinta edição do evento, na cidade de Bauru, o encontro tem como proposta definir a convergência das ações do Governo de reencontrar o desenvolvimento da região com a vontade política dos prefeitos, vereadores, líderes dos trabalhadores e empresários para fazer a revolução na criação do trabalho, detalhou o secretário da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles, coordenador do fórum.

‘Esta região oferece uma excelente infra-estrutura na área de transporte. Tem três grandes ferrrovias, malha rodoviária, hidrovia e o aeroporto internacional Bauru-Arealva’, afirmou Meirelles, destacando as bases da economia regional, calcada em usinas de açúcar e álcool, indústrias pecuárias e frigoríficas, além do pólo calçadista feminino.

‘Para alavancar o crescimento desta região, é preciso desenvolver atividades vocacionais em cada pequena cidade, para transformar o produto rural existente, para gerarmos trabalho na pequena cidade. Para isto, é preciso estimular a implantação dos galpões industriais e agroindustriais’, detalhou.

Meirelles observou que, apesar de a região oferecer uma boa infra-estrutura nas áreas educacionais e de saneamento básico (o que inclui escolas, faculdades e serviços de qualidade), a falta de geração de emprego tem contribuído para que as pessoas saiam de suas cidades.

‘Nos últimos 30 anos, a população desta região cresceu 72%, enquanto que a população brasileira cresceu 82%, portanto decresceu 10% menos que o crescimento da população brasileira. Isto quer dizer que os filhos da terra foram embora em busca de trabalho. Isto é uma injustiça social, e ao invés de ter gerado progresso, gerou concentrações deformadas demograficamente na Região Metropolitana de São Paulo’, concluiu.

Valéria Cintra