Fórum São Paulo: Defesa Civil do Estado desenvolve Operação Inverno em t

nd

sex, 18/06/2004 - 14h02 | Do Portal do Governo

A Operação Inverno, desenvolvida pela Defesa Civil do Estado em todas as regiões do Interior, visa alertar a população sobre emergências características deste período, como as fogueiras das festas juninas, fogos de artifício e balões. Para tanto, o órgão está realizando um trabalho em conjunto com as Comissões Municipais (Condec) por meio da distribuição de cartilhas e folhetos em várias regiões do Estado. A informação é do secretário chefe da Casa Militar, coronel PM Celso Carlos de Camargo, que também responde pela coordenação estadual da Defesa Civil, e está participando do 14º Fórum Governo Presente, na cidade de Marília.

Outra preocupação é com a soltura de pipas, que se intensifica no mês de julho devido às férias escolares. “As crianças usam linhas cortantes e isto causa acidentes, podendo a linha passar no pescoço ou no corpo de outras pessoas. Além disto, as pipas podem interferir na rede elétrica, quando se solta em local inadequado”, alertou.

A campanha de inverno da Defesa Civil alerta os moradores da área rural para evitarem queimadas para limpeza dos terrenos. “Estamos numa época de estiagem. No inverno as chuvas diminuem e o clima fica bastante seco. Como falta umidade, ocorrem problemas como os incêndios em matas, o que representou 57% das ocorrências do Corpo de Bombeiros em todo o Estado em 2003”, observou.

Já na área urbana, a atenção é focada àqueles que vivem em condições de sub-moradias, como em construções feitas de madeira e de papelão. “Para se esquentarem do frio, as pessoas que moram embaixo de pontes e em favelas acabam acedendo velas, espiriteiras, aquecedores elétricos que sobrecarregam algumas ligações clandestinas. E isto usado de maneira descontrolada pode provocar incêndios”, comentou.

Valéria Cintra

(AM)