Fórum São Paulo: Cidades de Bauru, Lins e Jaú vão ganhar três pólos de c

Anúncio foi feito nesta sexta-feira, dia 23, pelo secretário da Educação, Gabriel Chalita

sex, 23/05/2003 - 12h27 | Do Portal do Governo


As cidades de Bauru, Lins e Jaú vão ganhar três pólos de capacitação de professores, que visam formar os docentes que fazem parte da ‘Rede do Saber’. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, dia 23, pelo secretário da Educação, Gabriel Chalita, que está participando do 5º Fórum Regional, realizado desta vez, na cidade de Bauru. Os investimentos são da ordem de R$ 540 mil.

Ele também citou que o Estado iniciou, nesta semana, o curso de mestrado para professores. Espera-se que pelo menos nesta região, 90 professores façam o curso. ‘É muito significativo, uma vez que existem muitos Estados no País que não têm nem a totalidade de seus professores com o Ensino Médio. E aqui em São Paulo nós vamos incentivar o estudo para que os professores façam mestrado’, afirmou. O valor da bolsa é de R$ 720,00.

No intuito de ampliar e promover a igualdade de oportunidades para todos, o secretário informou que em agosto o Governo do Estado vai lançar o programa Bolsa Universidade. ‘Todas as escolas públicas estarão abertas no final de semana e os alunos desta região receberão bolsa de estudos. Esta é uma região em que praticamente todas as faculdades estão participando, dando 50% das bolsas de estudos. É um grande movimento que visa dar cara de escola da família, escola cidadã, que nós acreditamos’, observou o secretário.

Projeto Escola da Família: Espaços de Paz

A abertura das escolas estaduais nos finais de semana (que vai envolver as seis mil escolas públicas em todo o Estado) faz parte do projeto Escola da Família: Espaço da Paz, uma parceria entre a secretaria da Educação e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que visa despertar entre os 7 milhões de jovens e suas respectivas comunidades, novos referenciais para a elaboração de uma cultura de paz.

O projeto será lançado nesta segunda-feira, dia 26, às 11 horas, em São Paulo, na Escola Estadual Tarcísio Álvares Lobo, no bairro do Limão, Zona Norte da Capital. Entre as diversas autoridades presentes estarão: o secretário da Educação, Grabriel Chalita; o embaixador Marcos César Meira Naslausky; o representante da Unesco no Brasil, Jorge Wethein, que estarão assinando o acordo de cooperação regulamentador desse projeto que revigorará a utilização das escolas públicas paulistas.

‘A escola deve ser um espaço sagrado, no qual a convivência seja prazerosa’, disse Chalita a respeito do projeto. Mas, observou que ‘o aprendizado transcende os muros da escola, ultrapassa os limites dos graus de formação, é necessidade constate de todos, professores, alunos e também, de toda a comunidade’, argumentou, observando ainda a importância do trabalho que nele desempenharão tantos os universitários como os voluntários, que desde já estão sendo convocados para esta missão.

A partir do dia do lançamento do projeto, que deverá se estender por três anos, os interessados poderão obter mais informações por meio da Central de Atendimento da Secretaria da Educação do Estado (tel. 0800-7700012); na escola estadual mais próxima de suas residências; ou acessando a página da Secretaria da Educação (www.educacao.sp.gov.br)

Valéria Cintra