Fórum São Paulo: Centro de Detenção Provisória de Bauru será inaugurado

Nagashi Furukawa disse que os CDPs dão tranqüilidade aos moradores dos municípios que abrigam presídios

sex, 23/05/2003 - 11h30 | Do Portal do Governo


O 21º Centro de Detenção Provisória (CDP) do Estado de São Paulo será inaugurado neste sábado, dia 24, no município de Bauru. O secretário da Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa, disse que os CDPs e os Centros de Ressocialização, implantados nos últimos 8 anos, estão dando tranqüilidade para os moradores dos municípios que abrigam presídios.

Segundo ele, a média nacional de reincidência de crimes dos ex-presidiários é de 75%. “Em São Paulo, a reincidência gira entre 50 e 60% no sistema tradicional e nos Centros de Ressocialização a média está em apenas 15%”, comparou. Os Centros de Ressocialização são unidades menores, com capacidade para abrigar 210 presos, e são administrados em parceria com associações do terceiro setor. “A administração destas unidades é feita com o apoio da comunidade e, por isso, a recuperação dos presos é muito maior”, explicou.

O novo modelo adotado no sistema penitenciário paulista está possibilitando que os presos que aguardam julgamento sejam transferidos das Cadeias Públicas e dos Distritos Policiais para os CDPs e os Centros de Ressocialização. “Até 1995, 45% dos presos do Estado estavam sob responsabilidade da Polícia Civil. Atualmente o número está em 23%”, afirmou Furukawa.

Rogério Vaquero