Fórum São Paulo: Araraquara terá um anexo prisional com capacidade para

Na cadeia pública, que foi desativada, funcionará um CDP feminino

sex, 30/01/2004 - 10h44 | Do Portal do Governo


O secretário da Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa, informou durante o Fórum São Paulo: Governo Presente, nesta sexta-feira, dia 30, em Araraquara, que será inaugurado em abril um anexo para presos provisórios na cidade de Araraquara.

Nagashi disse que a cadeia pública local foi desativada e os presos estavam sendo transferidos para Ribeirão Preto, demandando utilização de viaturas e deslocamento de policiais. ‘O anexo terá capacidade para 496 vagas e será construído dentro das muralhas da penitenciária de Araraquara, onde funcionava um campo de futebol’. Foram investidos R$ 5,6 milhões. No local onde funcionava a cadeia será construído um Centro de Detenção Provisória (CDP) para mulheres. ‘Fizemos um convênio com a prefeitura local e vamos construir esse CDP, que terá 90 vagas, suficiente para atender as mulheres presas da região’.

Nagashi disse também que a importância do Fórum para a secretaria deve-se ao fato de diminuir o preconceito, já que tem a chance de explicar à população, comunidades e autoridades a questão prisional. Na região, além da penitenciaria com capacidade para 1000 presos, haverá um centro de ressocialização de 210 detentos menos perigosos e uma central de medidas alternativas.

Carlos Prado

M.J.