Fórum São Paulo: Alckmin defende a criação de empregos no encerramento d

Durante seu discurso, o governador realizou um resumo das suas principais metas de Governo

sex, 25/04/2003 - 20h17 | Do Portal do Governo

José Jorge - SMAO governador Geraldo Alckmin agradeceu a presença de prefeitos, deputados, vereadores e líderes comunitários que participaram do Fórum São Paulo: Governo Presente, que foi realizado em Araçatuba, nesta sexta-feira, dia 25. “Nós estamos aqui porque acreditamos que quem ouve mais erra menos. Vamos trabalhar juntos, desenvolver a região e melhorar a vida das pessoas”, disse.

Durante seu discurso, o governador realizou um resumo das suas principais metas de Governo.

Alckmin lembrou que o mundo enfrenta dificuldades, citando a crise da Europa e a recessão nos Estados Unidos, e que o Brasil sofre também com essas conseqüências, citando dificuldades internas, como as altas taxas de juros. “Mas é exatamente nesses momentos que temos de trabalhar mais, redobrar os esforços para ultrapassar as dificuldades e acreditar que o País pode ter um ciclo de desenvolvimento”.

O governador disse que os grandes desafios de seu Governo são o emprego, a renda e o trabalho. Para isso, o governador ressaltou a importância de estimular o setor privado. “A região tem um fator muito positivo, que é o agronegócio”, disse, lembrando que é uma região rica em pecuária de corte e cana-de-açúcar. Alckmin disse que hoje já existem 29 Galpões do Agronegócio e vai fazer mais para estimular o empreendedorismo.

Alckmin também informou que neste sábado estará inaugurando, em Castilho e em Bilac, mais dois Bancos do Povo. “Temos de estimular as pessoas para montarem seu próprio negócio e criar condições de trabalho e renda”.

José Jorge - SMAO governador lembrou aos prefeitos que o Estado tem R$ 500 milhões para investir em habitação. “Vamos realizar o sonho das pessoas para saírem do aluguel e, ao mesmo tempo, gerar empregos, como pedreiro, servente, encanador, eletricista e engenheiro”. O governador também citou dois programas novos na área da habitação: o Pró-Lar, construção de casas na zona rural, e o Programa de Área de Risco, que não tem sorteio e que tira famílias de áreas perigosas.

Também foi lembrado pelo governador algumas riquezas na região, como o gás natural, uma das mais importantes hidroelétricas do País, a rodovia Marechal Rondon duplicada, a eclusa de Juquiá e os investimentos realizados no aeroporto de Andradina.

Sobre turismo, o governador disse que todos os municípios da região tem um grande potencial e informou que vai estimular esse setor. “Nós estamos acertando para que parte do dinheiro do turismo seja para a divulgação desses locais e mostrar o nosso potencial”, disse.

Alckmin disse que é preciso investir mais ainda na educação. “Vamos investir nas escolas públicas e capacitar os professores, oferecendo cursos de Pedagogia, de Bolsa-Mestrado e abrir as escolas nos fins de semana para as famílias poderem participar das escolas”.

Alckmin informou que vai ampliar o número de Fatecs. “O Estado tinha nove Fatecs na sua história. Já criamos mais seis em dois anos”, disse. O governador também ressaltou a importância das escolas técnicas. “Não adianta dar diploma para emprego que não existe. Nós temos de qualificar as pessoas para aquilo que tem vocação econômica”. Alckmin informou que uma das cadeias produtivas da região é a do setor do calçado. Na região já existem três Escolas Técnicas: Andradina, Ilha Solteira e Penápolis. Alckmin anunciou que o Governo vai criar outra escola técnica voltada à cadeia produtiva de calçados. “Vamos preparar as pessoas para o setor calçadista”, informou.

Outra questão que o governador lembrou é a da alfabetização do idoso. “Ninguém pode deixar de ser alfabetizado. Vamos fazer parceria com as universidades. Os alunos vão nos ajudar com essa tarefa”.

Mais de 1,5 mil pessoas participaram da quarta edição do Fórum São Paulo: Governo Presente. Neste sábado, dia 26, o governador Geraldo Alckmin entrega obras e anuncia mais investimentos na região de Araçatuba.

M.J.