Fórum São Paulo: Abertura de escolas nos fins de semana reduz em 80% a v

Participação de pais, alunos e da comunidade transformam a vida escolar

sex, 24/10/2003 - 10h24 | Do Portal do Governo

Franca – O secretário da Educação, Gabriel Chalita, destacou, em entrevista concedida para jornalistas da região de Franca, nesta sexta-feira, minutos antes do início do Fórum São Paulo: Governo Presente, a importância de se investir na educação dos jovens, como forma de combater a violência nos centros urbanos.

Chalita disse que o entorno da escola é violento e isso, conseqüentemente, gera violência na escola. “Para se combater o problema, o melhor caminho é o educativo, não o da Segurança Pública. Programas culturais, esportivos e abertura das escolas nos fins de semana dão uma grande parcela de contribuição para a redução dos índices”, afirmou.

Chalita informou que o Governo constatou que, depois da abertura à população das seis mil escolas do Estado nos fins de semana, a houve redução de 80% na violência escolar.

Ele lembrou que a rede pública de Estado é maior do que a de muitos países, são seis milhões de alunos. A capacitação dos professores também está contribuindo para a melhoria do quadro.

O secretário ressaltou a importância do papel do professor. “Ser professor não é fácil porque a família, que deveria ser a grande educadora, não vem cumprindo o seu papel”.

Ele declarou que a escola não pode cruzar os braços diante desse quadro. “Por isso, abrir as escolas nos fins de semana, chamar as famílias, tentar educar os pais, mostrar que essa convivência é fundamental, transforma de fato a escola em escola cidadã”.

André Muniz