Fórum Regional: I ‘Fórum São Paulo-Governo Presente’ é realizado em Pres

Geraldo Alckmin fez o encerramento do Fórum e anunciou uma série de autorizações que vão beneficiar a região

sex, 14/02/2003 - 18h45 | Do Portal do Governo


O primeiro Fórum São Paulo – Governo Presente, realizado nesta sexta-feira, dia 14, no município de Presidente Prudente, definiu a geração de empregos como prioridade. O encontro atraiu cerca de 1.200 pessoas e contou com a presença do secretariado estadual, prefeitos, vereadores, lideranças políticas e comunitárias.

O governador Geraldo Alckmin fez o encerramento do Fórum e anunciou uma série de autorizações que vão beneficiar a Região. Dentre as novidades, está a duplicação da Rodovia Raposo Tavares, num trecho de 19 quilômetros, entre os municípios de Presidente Prudente e Taciba. ‘Este é o trecho que apresenta o maior VDM da estrada e onde o número de acidentes é maior, por isso vamos começar imediatamente’, afirmou.

Durante o evento, também foi lançado o Programa Pró-Lar, que oferecerá linha de crédito para que famílias de baixa renda realizem melhorias e ampliações nos imóveis. Alckmin também autorizou a implantação de novos campi da Unesp; salas de aula; e manutenção de estradas vicinais.

O Fórum foi composto por quatro painéis: ‘Governo Empreendedor’, com palestra do secretário da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles; ‘Governo Educador’, apresentado pelo secretário da Educação, Gabriel Chalita; ‘Governo Solidário’, com as propostas anunciadas pela secretária da Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Helena Guimarães de Castro; e ‘Governo Prestador de Serviços de Qualidade’, com palestra do secretário da Economia e Planejamento, Andréa Calabi.

Governo Empreendedor

Este foi o tema do primeiro painel apresentado no Fórum. O secretário João Carlos Meirelles disse que o Interior de São Paulo sofreu um esvaziamento nas últimas décadas, porque não foram criados empregos suficientes nos municípios. ‘O Governo do Estado está aqui presente para discutir como gerar estes empregos em todos os 53 municípios que compõem a região administrativa de Presidente Prudente’, afirmou.

Para Meirelles, este Fórum inicia um novo modo de governar. ‘É o governo junto com o povo e não dentro do gabinete. É o governo ouvindo lideranças, prefeitos, vereadores, trabalhadores, sindicatos, federações, empresários rurais e da indústria’, disse.

O Governo do Estado também dará total apoio para as micro e pequenas empresas, com isenção de impostos e linhas de crédito fornecidas pela Nossa Caixa.

Governo Educador

A necessidade de investir na formação dos professores foi destacada pelo secretário da Educação, Gabriel Chalita, no painel Governo Educador. Chalita anunciou a criação de quatro pólos de capacitação dos professores para a região de Presidente Prudente. Segundo ele, o Governo do Estado conseguiu, nos últimos anos, melhorar os índices de educação. ‘Temos os melhores índices do Brasil. Graças às parcerias com as prefeituras, hoje não temos crianças fora das escolas de ensino fundamental. O segundo passo agora é melhorar a qualidade de ensino’, analisou.

A abertura das escolas do Interior nos fins de semana, para a realização de atividades de cultura e lazer, também foi anunciada pelo secretário da Educação. Ele informou que ser professor é uma profissão muito difícil, pois os alunos chegam à escola com falta de base educacional familiar. ‘Por isso, temos de atrair os pais de alunos para dentro das escolas no fim de semana’, observou. Chalita também informou que o Estado irá proporcionar cursos de mestrado para os professores da rede estadual.

Governo Solidário

Uma das propostas do grupo é o cadastramento de ações sociais, por meio do banco de dados Pró-social. Este novo serviço disponibilizará informações sobre os programas sociais do Estado, seus usuários e entidades parceiras. A secretária Maria Helena de Castro informou que esta região tem 13 cidades com índices de mortalidade infantil abaixo da média estadual. Para ela, a solução é aumentar a renda da população e ampliar o acesso às informações sobre alimentação, por meio do Programa de Saúde da Família.

Outras ações do Governo Solidário serão: melhorar o nível de instrução das famílias, por meio de cursos de capacitação para o trabalho; empreender iniciativas conjuntas com entidades de auxílio a crianças e adolescentes em idade escolar; trabalho de prevenção contra a criminalidade; reforma agrária; e controle de enchentes.

Governo Prestador de Serviços de Qualidade

Encerrando os painéis, o secretário Andrea Calabi defendeu a necessidade de organizar as ações do Estado para oferecer um serviço público eficiente e de qualidade à população. ‘É preciso ter visão de futuro para compatibilizar as mais diversas demandas com um bom atendimento’, afirmou.

De acordo com ele, o conceito de planejamento estratégico é usado em questões de conflito e é desta forma que o Governo do Estado irá encarar. ‘Os recursos são limitados e as necessidades amplas. Só será possível fazer o Estado crescer, promovendo a inclusão social e melhorando a produtividade, com planejamento’, afirmou. Calabi citou o Governo Eletrônico e o Padrão Poupatempo como instrumentos importantes para alcançar o desenvolvimento. ‘Também é preciso oferecer acesso on-line aos prefeitos sobre as ações e órgãos do Governo do Estado.’

Rogério Vaquero

Leia matérias relacionadas

  • Alckmin anuncia obras no Fórum Regional de Presidente Prudente
  • Alckmin encerra o Fórum São Paulo – Governo Presente

  • Alckmin assina decretos para a Região de Presidente Prudente
  • Meirelles faz balanço do Fórum em Presidente Prudente
  • Alckmin visita o Hospital Universitário Leonardo Sarávolo
  • Alckmin desembarca no aeroporto estadual de Presidente Prudente
  • Bolsa Eletrônica de Compras gera economia de 25% ao Estado

  • Planejamento é importante para a boa prestação de serviço
  • Administração Penitenciária vai construir CDP em Caiuá
  • Programa Renda Cidadã será ampliado e melhorado
  • Estado cria cadastro para aperfeiçoar os programas sociais

  • Escolas do Interior serão abertas nos fins de semana
  • Revolução na Educação virá com a capacitação dos professores
  • Meirelles anuncia novos campi universitários na região
  • Governo Empreendedor é tema do 1º painel em Presidente Prudente