Fórum Regional: Alckmin anuncia obras durante o Fórum Regional de Presid

Governador também determinou medidas no setor fundiário

sex, 14/02/2003 - 20h04 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin anunciou, durante seu pronunciamento no Fórum ‘São Paulo – Governo Presente’, em Presidente Prudente, realizado nesta sexta-feira, dia 14, o início, neste sábado, das obras de recuperação das rodovias Assis Chateaubriand (SP-425) e Raposo Tavares (SP-270), dentro do programa do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.

Alckmin autorizou ainda o inicio da duplicação da Raposo Tavares, na sua primeira fase. ‘Ela é prioridade da região e a licitação já está autorizada, no trecho de Presidente Prudente até Taciba, num total de 19 quilômetros, onde existe o maior volume de veículos e o maior número de acidentes.

Alckmin anunciou ainda medidas no setor fundiário, para regularizar imediatamente os imóveis de até 500 hectares. ‘Essa questão tem atravancado o desenvolvimento da região, levando insegurança aos agricultores e aos proprietários’, disse o governador, ao informar que o Secretário da Justiça e Defesa da Cidadania, Alexandre Moraes, está autorizado a providenciar um projeto de lei para a Assembléia Legislativa nesse sentido. ‘Acima de 500 hectares, vamos estudar uma maneira de compensação, com terra ou com investimentos nos próprios assentamentos na região’, destacou.

Durante o evento, também foi lançado o Programa PRÓ-LAR, que oferecerá linha de crédito para que os moradores dos conjuntos habitacionais da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) realizem melhorias e ampliações nos imóveis. Alckmin também autorizou a implantação de novos campi da Unesp; salas de aula; e manutenção de estradas vicinais.

Diante de um público entusiasmado de mais de 1.200 prefeitos, vereadores, deputados e autoridades da região, que lotaram o Tênis Clube Paulista, o governador afirmou que fez questão de que todos os secretários e principais membros do Executivo estivessem presentes no encontro, ‘para verificar, conjugar esforços – cada um na sua área – para ouvirmos as propostas da região, dos seus prefeitos, deputados, dos vereadores, da sociedade civil.’

‘Vamos suar a camisa no rumo do desenvolvimento e revitalizar a economia da região, dentro da maior das nossas preocupações: gerar emprego, renda e trabalho’, afirmou. ‘Governo gera emprego, mas precisa criar condições para o desenvolvimento’.

O governador ressaltou que o País atravessa uma fase de dificuldades, ‘como o superávit primário altíssimo, que leva a uma deflação da atividade econômica, juros altíssimos que levam ao desaquecimento da atividade, além de reformas econômicas complexas a serem implementadas’. Disse ainda que há um quadro externo difícil, com as três grande economias mundiais – EUA, Europa e Japão – em crise, uma ameaça de guerra no horizonte, já surtindo seus efeitos no aumento do combustível e na disparada do dólar.

‘E é por isso mesmo que nós devemos redobrar nossos esforços, lutar duramente e sair na frente’, disse Alckmin, ao fazer uma síntese das principais obras feitas na região, em setores diversos como agronegócio, educação, habitação, transportes e segurança entre outros. Lembrou que dentro do seu conceito do Governo Empreendedor, Governo Solidário, Governo Educador e Governo Prestador de Serviços de Qualidade, vai entregar várias obras importantes neste sábado, dia 15, envolvendo desde Segurança e Desenvolvimento Social, até Habitação e Educação. ‘Estamos começando um trabalho conjunto com as prefeituras, a iniciativa privada e a sociedade civil, uma grande parceria’, disse. ‘Temos quatro anos de mandato para seguir um roteiro de desenvolvimento. Juntos vamos dar um passo firme para melhoria da vida das pessoas que moram na região’, concluiu o governador.

Takao Miyagui