Feriado: Metrô prepara esquema especial para feriado de Corpus Christi

Amanhã, dia 9, linhas Jabaquara-Tucuruvi e Corinthians/Itaquera-Barra Funda terão reforço nas frotas de trens

ter, 08/06/2004 - 10h39 | Do Portal do Governo

A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) preparou um esquema especial de operação para o feriado de Corpus Christi, dia 10. Entre as estratégias adotadas pela Companhia para facilitar a viagem de quem vai utilizar o sistema metroviário para deixar a Capital, estão o reforço na frota de trens nesta quarta-feira, 9, véspera do feriado, e a antecipação do horário de abertura das estações no dia 14, segunda-feira, retorno do feriadão.

Amanhã, véspera do feriado, as linhas 1- Azul (Jabaquara-Tucuruvi) e 3 – Vermelha (Corinthians/Itaquera-Barra Funda) terão reforço nas suas frotas de trens, após o horário de pico, quando circulam suas frotas máximas. Na linha 1 – Azul circularão 25 trens, ao invés de 21; e na linha 3-Vermelha, 30 trens, quando normalmente rodam após o horário de pico 22 trens. Na linha 2 – Verde (Ana Rosa – Vila Madalena ) e linha 5 – Lilás ( Capão Redondo – Largo Treze ) não haverá alterações.

Na quinta-feira, 10, em virtude da redução da demanda, o Metrô circulará com a frota habitual de um domingo. A linha 5 – Lilás só funciona de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 5h às 23 horas. Na sexta-feira, 11, ponte de feriado, haverá redução do número de trens em circulação nos horários de pico. Na linha 1, no pico da manhã, ao invés de 45, circularão 40 trens. À tarde, a frota passa de 43 para 37 trens. Na linha 2 , a frota em circulação passa de 11 para 7 trens nos picos da manhã e da tarde. Na linha 3, de manhã, circularão 40 trens, ao invés de 42 e a frota diminui de 42 para 37 à tarde.

No sábado, 12, a frota em circulação será normal. No domingo, 13, além de aumentar a frota de trens em circulação, haverá reforço no quadro de pessoal de estação, tráfego e segurança, para atender os usuários que começam a retornar do feriado.

Na segunda-feira, 14, o Metrô antecipará o horário de início da operação comercial para às 4 horas nas linhas 1- Azul (Jabaquara -Tucuruvi) e 3 – Vermelha ( Corinthians/Itaquera – Barra Funda) e 4h30 na linha 2 – Verde ( Ana Rosa – Vila Madalena ). A linha 5- Lilás ( Capão Redondo – Largo – Treze) funcionará normalmente a partir das 5h00.

O Metrô recomenda a todos os usuários que comprem antecipadamente os seus bilhetes de ida e retorno a fim de evitar filas e eventuais transtornos, bem como respeitem as sinalizações e mensagens sonoras nas estações.

Do Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

(AM)