Feriado: Metrô, CPTM e EMTU montam esquema especial

Operação especial começa nesta quarta-feira, dia 9

qua, 09/06/2004 - 10h10 | Do Portal do Governo

A Cia. do Metropolitano de São Paulo, (Metrô), Cia. Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), empresas vinculadas à Secretaria de Estado do Transportes Metropolitanos, realizarão esquema especial de circulação de trens e ônibus para o ‘feriadão’ de Corpus Christi.

METRÔ

Na quarta-feira, dia 9, véspera do feriado, as linhas 1- Azul (Jabaquara-Tucuruvi) e 3 – Vermelha (Corinthians/Itaquera-Barra Funda) terão reforço nas suas frotas de trens, inclusive após o horário de pico. A linha 1 – Azul irá operar com mais 4 trens e a linha 3-Vermelha, com mais 8 trens.

Na quinta-feira, 10, em virtude da redução da demanda, o Metrô circulará com a frota habitual de domingo. Na sexta-feira, 11, haverá redução do número de trens. No sábado, 12, a frota em circulação será normal. No domingo, 13, além de aumentar a frota de trens em circulação, haverá reforço no quadro de pessoal de estação, tráfego e segurança, para atender os usuários que começam a retornar do feriado.

Na segunda-feira, 14, o Metrô antecipará o horário de início da operação comercial para as 4 horas nas linhas 1 – Azul (Jabaquara -Tucuruvi) e 3 – Vermelha (Corinthians/Itaquera – Barra Funda) e 4h30 na linha 2 – Verde ( Ana Rosa – Vila Madalena). A linha 5- Lilás (Capão Redondo – Largo Treze) funcionará normalmente a partir das 5h.

CPTM

Na quinta-feira, 10, haverá variações na frota, de acordo com a demanda de cada linha. O número de composições volta ao normal na sexta-feira (11/06) e, no sábado (12/06) e no domingo (13/06), será mantida a operação dos finais de semana. As estações estarão abertas no horário habitual, entre 4h e 24h. Confira:

Na quinta-feira (10/06), as linhas A (Luz-Francisco Morato), D (Luz-Rio Grande da Serra) e B (Júlio Prestes-Itapevi) funcionarão com 70% da frota. A Linha C (Osasco -Jurubatuba) terá 75% da frota, a Linha E (Luz -Estudantes) operará com 40% e a Linha F (Brás-Calmom Viana), com 50%.

Na sexta-feira (11/06), todas as seis linhas operarão com 100% da frota. No sábado (12/06), cinco linhas funcionarão com 80%, menos a linha C, que operará com 85% da frota. No domingo (13/06), será o mesmo esquema de quinta-feira, ou seja: 70% da frota nas linhas (A, D e B), 75% na linha C, 40% na linha E e 50% na linha F.

EMTU

A Ouvidoria – 0800.190.088 – funcionará no feriado (dia 10) e na sexta-feira (11) para atender os usuários das linhas de ônibus intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo, das 7h às 19 horas, bem como informará o itinerário das linhas metropolitanas, tarifas, entre outras informações, além de registrar sugestões e reclamações dos clientes deste sistema de transporte.

Corredor Metropolitano

No feriado, dia 10/06, a frota operacional do Corredor será de 40% dos cerca de 200 ônibus que circulam pelo sistema diariamente. Na sexta-feira, dia 11/06, 60% da frota circulará pelo corredor.

A operação do Corredor Metropolitano São Mateus – Jabaquara, que atende aos municípios de São Paulo, Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema, será monitorada pelos técnicos da EMTU e da Concessionária Metra. Em caso de oscilação de demanda, serão acionados os motoristas e os 20 ônibus que estarão estacionados no Centro de Controle Operacional, em São Bernardo do Campo.

Linhas metropolitanas

As cerca de 600 linhas intermunicipais que circulam nos 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo também serão operadas, na quinta-feira, dia 10/06, com 40% da frota de 4 mil ônibus que rodam diariamente no sistema. Na sexta-feira, a quantidade de ônibus será na mesma proporção do Corredor, ou seja, 60% da frota.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos

(AM)