Campanha Poliomielite: Estado vacina mais de meio milhão de crianças até

Último caso registrado de Poliomielite no Estado ocorreu em 1988, no município de Teodoro Sampaio

sáb, 05/06/2004 - 17h10 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo conseguiu vacinar 526.301 crianças com menos de cinco anos das 8h às 11h neste sábado, 5 de junho, durante a Campanha de Vacinação contra Poliomielite (paralisia infantil). A expectativa é que até o final da vacinação, às 17 horas, tenham sido vacinadas 3,1 milhões de crianças, o correspondente à meta de 95% de imunização.

O lançamento da campanha teve a presença do governador Geraldo Alckmin e do secretário-adjunto de Estado da Saúde, Oswaldo Tanaka, às 8h, no Abrigo Infantil Nosso Lar, na zona leste da capital. Além da vacina contra a poliomielite, a Secretaria de Estado da Saúde disponibilizou às crianças doses de vacinas que estejam em atraso na caderneta, como Tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche e Haemophilus Influenzae), Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite B.

A região do Estado com maior adesão à vacinação foi Barretos, que teve 32,7% de procura nos postos de saúde (9.701 pessoas). Em seguida aparece Assis, com 31,8% de adesão (10.787 pessoas). Em números absolutos, a região de Campinas foi a que mais vacinou, com 59.868 vacinações (20,7% do total).

A segunda etapa da Campanha está programada para 21 de agosto. É importante que sejam aplicadas as duas doses da gotinha. A vacina contra a pólio é segura e as reações alérgicas são extremamente raras.

O último caso registrado da doença no Estado de São Paulo ocorreu em 1988, no município de Teodoro Sampaio. No Brasil a doença está erradicada há 15 anos, sendo que os últimos casos foram registrados no Rio Grande do Norte e Paraíba.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

(AM)