Fluoretação: Investimento de R$ 2,3 mi possibilita água fluoretada em municípios paulistas

Cerca de 1,7 milhão de moradores de 117 cidades paulistas poderão ser beneficiados com a medida

sáb, 22/05/2004 - 11h51 | Do Portal do Governo

Cerca de 1,7 milhão de moradores de 117 cidades paulistas poderão receber água com flúor na torneira de casa e se prevenir contra o maior inimigo dos dentes: a cárie. Pesquisas mostram que a água fluoretada reduz em 60% a incidência de cárie e obturações dentárias. Para que esses municípios providenciem a fluoretação da rede de abastecimento público, o governo destinou verba de R$ 2,3 milhões. Os recursos serão enviados às prefeituras até o final do semestre mediante apresentação de projeto técnico.

As cidades que não aplicam flúor na água de consumo público ou não tornam disponível o produto para pequena parcela da população serão as beneficiadas. Esses municípios são os que registram os maiores índices de problemas de saúde bucal. Batatais, Holambra, Iracemápolis e Sertãozinho são alguns dos que terão acesso ao dinheiro público.

A orientação sobre o projeto técnico foi transmitida em fevereiro e mais de 60% das cidades apresentaram propostas e estão aptas a receber os recursos. Como parte do acordo, caberá ao município dispor de espaço físico e contratar os recursos humanos necessários e à Secretaria da Saúde custear a instalação do programa, que inclui material de consumo suficiente por três anos.

Água com flúor para todos

Todas as cidades integrantes do programa de fluoretação têm seu abastecimento feito por sistemas alternativos ao da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A água distribuída companhia à população já é fluoretada. A idéia é que ao final do processo todos os 645 municípios paulistas tenham água tratada com flúor. Como parte do projeto, o governou solicitou às prefeituras que façam campanha de prevenção orientando a escovação e destacando cuidados com a higiene bucal.