(Flash): Videoconferências do sistema penitenciário serão ampliadas no Estado de São Paulo

Medida evita o risco de resgates e fugas de presos durante os deslocamentos das prisões para os fóruns

qua, 24/03/2004 - 13h46 | Do Portal do Governo

As videoconferências do sistema penitenciário serão ampliadas no Estado de São Paulo para evitar o risco de resgates e fugas de presos durante os deslocamentos das prisões para os fóruns. A medida também trará economia para o Estado, que despende vultosos recursos para a realização das escoltas. O governador Geraldo Alckmin se reuniu nesta quarta-feira, dia 24, com o presidente do Tribunal de Justiça paulista, Luiz Elias Tâmbara, e informou que o Governo do Estado irá adquirir ou locar os equipamentos necessários para adotar as videoconferências rapidamente. Até então, o Governo paulista aguardava uma sinalização favorável por parte do Poder Judiciário para comprar estes equipamentos.

‘No ano passado, realizamos 98 mil escoltas de presos, mobilizando 279 mil policiais, 97 mil viaturas empregadas, percorrendo 8,8 milhões de quilômetros com detentos’, declarou Alckmin.

O secretário da Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa, disse que as primeiras penitenciárias que receberão os equipamentos ainda não foram escolhidas, mas é certo que o Presídio de Segurança Máxima de Presidente Bernardes e os Centros de Detenção Provisória, onde os presos aguardam o julgamento, se integrarão a esse modelo.

Rogério Vaquero

(AM)