(Flash) – Trem que circulará na Linha 5 do Metrô faz primeira viagem teste

nd

sex, 08/03/2002 - 10h04 | Do Portal do Governo

São Paulo – Dentro de poucos meses, a população que vive no extremo sul de Santo Amaro já não perderá tanto tempo no trânsito. A partir de setembro, começa a operação comercial do primeiro trecho da Linha 5 (Lilás) do Metrô, que vai ligar o bairro de Capão Redondo ao Largo 13. Nesta sexta-feira, dia 8, o governador Geraldo Alckmin participa da viagem teste do trem que circulará neste trecho, que recebeu investimento total de US$ 677 milhões. Com 9,4 quilômetros, a demanda diária prevista ao longo do trajeto é de 350 mil passageiros.

Para os moradores, a entrega da Linha 5 representará o fim de um grande transtorno. ‘Para chegar até o terminal Bandeira leva 1h30’, conta a líder comunitária Ruth de Lara. Ela dirige a Associação Pró-Melhoramento da Vila Prel, na região de Campo Limpo.

‘Há mais de 30 anos esperamos por uma obra como esta. O transporte público aqui é muito complicado, principalmente nos horários de pico. Os ônibus nem param nos pontos de tão cheios que passam’, exemplifica. Para ela, o transporte sobre trilhos é a melhor solução para resolver a questão do transporte público na Capital, pois é mais rápido e não tem congestionamento.

Valéria Cintra / Luiz Roberto Kamide