(Flash) – Todas as escolas estaduais abrirão nos finais de semana

Cerca de 6.100 unidades oferecerão atividades culturais, esportivas e de lazer às comunidades

seg, 26/05/2003 - 11h45 | Do Portal do Governo


A partir do segundo semestre deste ano, todas as escolas estaduais dos 645 municípios paulistas serão abertas nos finais de semana para atividades de cultura, lazer e esporte. O Programa Escola da Família: Espaços de Paz irá abrir cerca de 6.100 escolas nos sábados e domingos, não só para os alunos, mas para toda a comunidade.

O secretário da Educação, Gabriel Chalita, destacou a importância de levar a família dos estudantes para dentro das unidades de ensino. ‘A gente tem de trazer pais e mães para as escolas. Este é um dado básico do programa’, afirmou.

Segundo ele, muitas vezes os alunos não aprendem por falta de estímulo familiar. ‘O simples fato dos pais perguntarem para os filhos o que eles fizeram na escola já significa que eles dão valor para o ensino’, explicou.

Atualmente cerca de mil escolas já são abertas nos finais de semana, onde há prática de diversas modalidades esportivas, que vão desde futebol e vôlei até capoeira e dança; oficinas culturais; salas de leitura; e prática de artesanatos.

A iniciativa é tão boa que em alguns bairros da periferia da Capital o índice de criminalidade caiu em até 80% após a abertura das escolas aos sábados e domingos.

O lançamento do programa está sendo realizado pelo governador Geraldo Alckmin, na Escola Estadual Tarcísio Álvares Lobo, no bairro do Limão, Zona Oeste da Capital. A escola, que já faz parte do programa Parceiros do Futuro, é considerada modelo em atividades nos fins de semana.

Rogério Vaquero