(Flash) – Suzano ganha Instituto de Nefrologia

Atendimento será 100% SUS

ter, 25/03/2003 - 13h14 | Do Portal do Governo


Suzano – Os pacientes da região de Suzano, na Grande São Paulo, que precisam fazer hemodiálise passam a contar com novo serviço. Foi inaugurado, nesta terça-feira, dia 25, o Instituto de Nefrologia do município, que oferecerá atendimento gratuito. Os serviços de hemodiálise eram realizados pela Santa Casa de Suzano, que não dava conta da demanda.

O governador Geraldo Alckmin, que participou da inauguração do instituto, elogiou as instalações e o atendimento, que será 100% Sistema Único de Saúde (SUS) devido a um convênio assinado com a Secretaria Estadual da Saúde.

Alckmin lembrou que os rins são insubstituíveis no organismo humano, pois ninguém sobrevive sem a filtragem do sangue. “Quando os dois rins param, ou seja, quando há insuficiência renal, uma máquina salvadora realiza a filtragem do sangue no período em que o paciente aguarda por um transplante”, disse referindo-se à hemodiálise.

O governador destacou que o Estado realizou 2.580 transplantes de rins no ano passado. Ele ressaltou ainda que o Instituto de Nefrologia de Suzano vai evitar que muitos pacientes precisem buscar atendimento em Mogi das Cruzes ou São Paulo.

Ainda na área da Saúde, Alckmin informou que a ampliação e a reforma do Hospital de Mogi das Cruzes, cujas obras ficaram paralisadas por dez anos, devem ser entregues no segundo semestre deste ano. A unidade contará com 220 leitos.

Rogério Vaquero


Leia Também:

  • Cadeia Pública na região central de Suzano é desativada